O vereador de Américo Brasiliense, Dega da Padaria (PSD), quebrou o protocolo de isolamento social recomendado para casos suspeitos ou confirmados de infecção do novo coronavírus.
Situação confirmada pelo Portal Morada nesta sexta-feira, dia 29, após conversa da reportagem com o vereador, que revelou ter recebido o exame positivo para a Covid-19 na terça-feira, dia 26. O teste, segundo ele, foi feito “três ou quatro dias” antes.
Entretanto, um dia antes (segunda-feira, dia 25) de receber o resultado positivo, Dega visitou a Câmara Municipal e circulou de carro na cidade com o Diretor de Transportes do município, contrariando recomendação do Ministério da Saúde para pessoas com casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus, de adotarem o isolamento social como medida de segurança sanitária.
O parlamentar disse que estava há dias com sintomas da doença, diagnosticada após dois exames. “O primeiro exame deu negativo. Mas os sintomas continuaram e resolvi fazer outro, uns dias depois. Foi quando recebi o resultado positivo na terça-feira, avise o presidente da Câmara e estou isolado em casa.”, disse o parlamentar.
Questionado porque não manteve o isolamento domiciliar enquanto aguardava o resultado do exame, o legislador disse que não havia sido orientado pelo profissional médico que o atendeu. Mas não quis informar o nome do profissional da saúde.
A reportagem apurou que o vereador não realizou o exame na rede do SUS em Américo Brasiliense. Dega da Padaria revelou que tem um familiar infectado em casa e, por esse motivo, segundo o protocolo, não poderia quebrar o isolamento na segunda-feira, dia 25. O vereador não reconhece ter descumprido as recomendações sanitárias.
Com dois vereadores afastados por causa de casos de coronavírus, a Câmara de Américo Brasilense foi fechada na tarde desta sexta-feira para passar por higienização. O Legislativo será reaberto na terça-feira, dia 2.