InícioCidadesCidadeVereadores pedem afastamento de Filipa Brunelli do Conselho de Ética por possível...

Vereadores pedem afastamento de Filipa Brunelli do Conselho de Ética por possível parcialidade

Seis vereadores da base governista na Câmara Municipal de Araraquara protocolaram um ofício nesta sexta-feira (28) solicitando à presidência da Casa o afastamento da vereadora Filipa Brunelli (PT) do Conselho de Ética. Segundo os parlamentares, Filipa teria feito manifestações públicas sobre o caso do vereador Emanoel Sponton (Progressistas), acusado de “rachadinha”, o que indicaria um pré-julgamento da situação. No ofício, eles alegam que no dia 24 de março, às 21h10, a vereadora escreveu nas suas redes sociais: “Deus, pátria, família e ‘rachadinha’!” Além de sua manifestação no Pequeno Expediente da sessão do último dia 25.

O grupo de vereadores argumenta que a participação de Filipa no Conselho de Ética pode comprometer a imparcialidade do processo administrativo, uma vez que sua conduta nas redes sociais demonstraria um juízo de valor antecipado. Para eles, a postura da parlamentar infringe normas que regem a conduta dos membros do Conselho de Ética. O documento é assinado pelos vereadores Balda (NOVO), Cristiano da Silva (PL), Dr. Lelo (Republicanos), Enfermeiro Delmiran (PL), Geani Trevisóli (PL) e Marcelinho (Progressistas).

Artigo do regimento interno

O Artigo 140 do Regimento Interno da Câmara Municipal estabelece que “os membros do conselho deverão, sob pena de destituição, observar a discrição e o sigilo inerentes à natureza de sua função.” O grupo de vereadores entende que as declarações públicas de Filipa Brunelli sobre o caso de Sponton vão contra essa determinação, justificando seu afastamento do Conselho de Ética.

Conselho de Ética e o caso Emanoel Sponton

O Conselho de Ética da Câmara de Araraquara é o órgão responsável por apurar possíveis infrações cometidas por parlamentares. No caso de Emanoel Sponton, ele é acusado de prática de “rachadinha”, ou seja, apropriação indevida de parte dos salários de assessores parlamentares. O caso ganhou repercussão na cidade e deve passar por uma análise criteriosa no Legislativo. O Portal Morada tenta localizar a vereadora Filipa para saber a sua avaliação diante da solicitação de seu afastamento do Conselho de Ética.

Notícias relacionadas

Mais lidas