Não importa se você tem 10, 30 ou 60 anos. Poucas horas de visita ao Centro de Ciências de Araraquara (CCA) certamente despertarão em sua mente o inevitável sentimento de maravilha que o conhecimento tem o dom de despertar. Vinculado ao Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), o CCA aproxima a ciência da população araraquarense há 27 anos, 19 dos quais instalado em uma escola desativada no Jardim Santa Lúcia. Recentemente, a Câmara Municipal aprovou a doação do prédio ao Instituto de Química pela Prefeitura.
O terreno, que é de propriedade do município, teve origem no loteamento que resultou no Jardim Santa Lúcia em 1966. O prédio foi construído no local pelo Governo do Estado de São Paulo como escola, posteriormente desativada e repassada para utilização da Unesp. O projeto de lei autoriza o município a legalizar a situação da área. Até o momento, a Unesp utilizava o espaço por meio de uma permissão de uso. “Essa doação representará um grande avanço para o Centro de Ciências de Araraquara, pois permitirá um maior investimento na infraestrutura existente, tanto por parte da Universidade, quanto de outros órgãos de fomento, como a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e o Ministério da Educação”, explicou Eduardo Maffud Cilli, diretor do Instituto de Química.
Rodrigo Fernando Costa Marques, supervisor do Centro de Ciências, conta que mais de 200 mil alunos da rede escolar da cidade já passaram por ali, oito mil por ano, em média, provenientes principalmente das escolas municipais. “O interesse foi tão grande que resolvemos abrir também aos sábados, para que as famílias e as pessoas que trabalham no horário de abertura durante a semana também pudessem visitar o nosso espaço”, contou. “Desse modo, levamos o conhecimento da ciência de forma lúdica para pessoas de todas as idades.”
Sobre o CCA
Desde a sua fundação, o Centro de Ciências de Araraquara dedica-se a estimular o aprendizado prático e capacitar professores de Ciências e Química, apoiar alunos dos ensinos fundamental e médio na elaboração de trabalhos e feiras de ciência, divulgar conhecimentos científicos e tecnológicos (por meio de biblioteca, vídeos, recursos multimídia, exposições, cursos, atividades culturais, empréstimos de kits com modelos e experimentos de ciências da Experimentoteca) e atuar como Museu de Ciências para a população de Araraquara.
O CCA conta com laboratório de química e salas de astronomia, biologia, física, matemática e minerais. Alguns experimentos traduzem fórmulas matemáticas e leis da física para exemplos concretos, como a geração de energia ao pedalar uma bicicleta, por exemplo.
O Centro é membro da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC) e está cadastrado no Sistema Brasileiro de Museus (SBM) e no Sistema Estadual de Museus (SEM). Também é uma instituição conveniada com a Fundação para o Desenvolvimento (FDE) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a partir do projeto “Cultura é Currículo – Lugares de Aprender – A Escola Sai da Escola”, desde o ano de 2009. Possui parceria com a Prefeitura de Araraquara, através da Secretaria Municipal de Educação, desde 1999.
O espaço é aberto à visitação para escolas, estudantes, professores e todas as pessoas interessadas em descobrir e aprender sobre a ciência. O CCA está localizado no Jardim Santa Lúcia, na Avenida Bernardino Arantes de Almeida, s/nº, em frente à Paróquia Menino Jesus de Praga. O horário de abertura ao público é das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira (mediante agendamento) e das 8h às 13h aos sábados.