InícioEsporte+EsportesXadrez Solidário do Museu de Reminiscências atrai 90 participantes

Xadrez Solidário do Museu de Reminiscências atrai 90 participantes

Torneio teve o propósito de arrecadar alimentos para o grupo SOS Fraterno Irmã Dulce

O Museu de Reminiscências Esportivas "Paschoal Gonçalves da Rocha" realizou neste domingo (28) o torneio "Xadrez Solidário 2022 – Primeira Taça Aberta Esporte em Ação", competição em que os participantes inscreveram com a doação de um quilo de alimento não perecível. As disputas foram realizadas no centro de treinamento da equipe de karatê da Fundesport, localizado ao lado do museu, e o conteúdo arrecadado será revertido ao grupo SOS Fraterno Irmã Dulce.

A competição contou com a participação de 91 inscritos e teve a arbitragem de Celso dos Santos Silva, professor das Escolinhas de Esportes da Prefeitura. Pela categoria sub-8, André Amâncio foi o campeão, seguido de Lorenzo Bueno e Raul Garcia. Pelo sub-10, o primeiro lugar foi de Letícia Lorenzetti, enquanto Rafael Oliveira dos Santos foi o segundo e Davi Fuzato o terceiro. Lucas Lelis foi o campeão da categoria sub-12, seguido de Eric Xavier e Ian Gustavo. Pelo sub-14, o título ficou com Luiz Rizzo, seguido de Wesley de Jesus e Nadia Lima. Rafael Dias foi o campeão da categoria sub-16, seguido de Maicon Trindade e Yuri Gutter. Pelo sub-18, o campeão foi Guilherme Faria, enquanto Thiago Tavares foi o segundo e Rodrigo Polinário o terceiro. Já o sub-16 feminino teve Eloisa Bento como campeã, seguida de Juliana Sorrente. No Absoluto Masculino , o campeão foi João Victor, seguido de Emanuel Valentim e Fernando Frare. No Absoluto Feminino, Gabriela Faria conquistou o título e Isadora Oliveira foi a vice-campeã.

A iniciativa, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Araraquara e Fundesport, foi promovida pela Esporte em Ação Comunicação Esportiva, Museu de Reminiscências Esportivas Paschoal Gonçalves da Rocha, Uniara, Araraquara News e Folha da Cidade.

Museu de Reminiscências Esportivas

Inaugurado em 25 de agosto de 2015, o museu é formado pelo acervo do historiador e torcedor símbolo da Ferroviária, Paschoal Gonçalves da Rocha, com mais de 10 mil fotos, entre elas do time da Ferroviária, do esporte amador e de clubes amadores de Araraquara e da Seleção Brasileira de Futebol. Entre os itens em exposição no local estão camisas, fotos e troféus.

Falecido em 19 de novembro de 2014, Paschoal não chegou a ver a Ferroviária retornar para o Paulistão em 2015 e também não viu seu museu ser inaugurado sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes e da Prefeitura de Araraquara. A programação do espaço conta com apoio cultural mensal do Clube Araraquarense e do vereador Marcos Garrido, que ajudam na manutenção do museu, e do grupo Filhos do Paschoal.

O Museu de Reminiscências Esportivas Paschoal Gonçalves da Rocha fica no complexo aquático do Estádio da Fonte Luminosa Araraquara, atrás da arquibancada das piscinas. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 11h e o agendamento de visitas pode ser realizado pelo celular/Whatsapp (16) 99701-6489 ou pelo e-mail [email protected] e deve ser apresentado comprovante do esquema vacinal completo.

 

 

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas