Em grande fase no Paulistão, a diretoria da Ferroviária segue atenta também às categorias de formação do clube. Seguindo o planejamento elaborado para o processo de transição do time de base ao profissional, o zagueiro Maycon, de 17 anos, terá sua primeira oportunidade no time principal. Convocado pela seleção paulista no início deste ano, o zagueiro foi titular da Ferrinha na disputa da Copa São Paulo de Juniores no mês de janeiro.
“O Maycon é um jogador jovem de um grande potencial e um projeto do clube, em função disso, teremos o cuidado em dar início a esta transição e inseri-lo no processo profissional. Esta é uma etapa extremamente importante para os atletas provenientes da base”, ressalta Sidiclei Menezes, coordenador de futebol da AFE.
O projeto de formação da Ferroviária vislumbra o direcionamento e um norte estratégico para os mais diversos talentos que fazem parte das equipes mais jovens do clube. Assim como no caso do Maycon, outros atletas afeanos já passaram por essa experiência ano passado no título do Campeonato Paulista da Série A2. “Nós procuramos oferecer todas as orientações sobre o caminho que eles devem seguir. Isso engloba uma estratégia de desenvolvimento do atleta nos aspetos técnico, tático, físico e mental. Na equipe principal, ele estará exposto a um ambiente de alta cobrança, em que o profissionalismo será estimulado dentro e fora do campo, também terá oportunidade de aprender com convivência com outros jogadores da equipe”.
Já integrado ao elenco da Ferroviária que disputa o Paulistão, Maycon vai trabalhar com o técnico Sérgio Vieira e toda sua comissão técnica que aplica conceitos do futebol moderno. “Ele terá uma atenção especial em relação aos processos de treinos e de entendimento da posição de zagueiro, em que aprofundaremos na explicação de conceitos e responsabilidades que um atleta desta função tem na partida. É importante destacar que outros jovens das categorias de formação estão sendo monitorados e planejamos qualificar e diversificar este tipo de ação nos próximos meses”.