Aprender sustentabilidade ficou mais divertido para as crianças de zero a cinco anos do Centro de Educação e Recreação (CER) Eloá do Valle Quadros. É que na escola de educação infantil da Prefeitura, que fica na Vila Xavier, a educadora Adriana Lima construiu junto com os alunos uma casinha de bonecas feita com material reciclável para ensinar, na prática, questões de Educação Ambiental e Sustentabilidade aos pequenos estudantes.
De acordo com a educadora, o projeto foi a junção de uma ideia que já existia a uma atividade enviada pelo Laboratório de Atividades Pedagógicas da Educação Infantil (Lapei) do Cresça e Apareça – programa permanente da Secretaria Municipal da Educação realizado em parceria com a Unesp.
“Eu já pensava em como desenvolver a ideia da casinha de uma forma que os alunos se envolvessem com o projeto, então recebemos do Lapei o texto O homem que amava caixas, e este foi o gancho que eu precisava para iniciar a construção da casa a partir das caixas de leite arrecadadas pelos próprios alunos, suas famílias e equipe da escola”, contou Adriana.
“A ideia do Cresça e Apareça é justamente oferecer ao agente educacional condições para que desenvolva projetos. No caso da casinha sustentável, a educadora traz a criatividade e o Lapei entra com a missão da ação pedagógica, subsidiando o projeto. É um orgulho ter em nossa rede educadores como a Adriana, que são totalmente envolvidos com a Educação e, assim como diz o projeto, crescem junto com os alunos e aparecem destacando-se na profissão”, declarou a secretária municipal da Educação, Arary Ferreira.
O CER da Vila Xavier atende em torno de 220 crianças e é uma das 40 unidades de Educação Infantil da Prefeitura de Araraquara.