InícioNotíciasGeralConsumo de água cai 18% no primeiro semestre em Araraquara

Consumo de água cai 18% no primeiro semestre em Araraquara

Dados do DAAE apontam redução de consumo na comparação entre os seis primeiros meses de 2015 e o mesmo período do ano passado

O sudeste brasileiro enfrentou em 2014 uma das piores secas de sua história. Em muitos municípios a situação comprometeu  o abastecimento  de água e desencadeou medidas drásticas, como o racionamento.  

Em Araraquara, a situação não chegou a ser tão grave, mas o Departamento Autônomo de Água e esgoto (DAAE) incentivou os consumidores a reduzirem o consumo nas residências. A população atendeu aos apelos e, mesmo após superar o período mais crítico, segue adotando um consumo moderado. Boa parte dessa queda se explica também pelo aumento no preço da água, que sofreu alta no ano passado.  O resultado é redução  de 18% no volume de água consumido pelos moradores de Araraquara nos seis primeiros meses do ano na comparação com o mesmo período do ano passado.

Conforme o Portal Morada antecipou na semana passada (leia aqui), o Daae lança agora uma campanha de alerta de combate à fraude e desvio de água. O Daae quer o apoio da população para denunciar irregularidades quanto ao uso da água e recuperar perdas na receita provocadas pela redução no consumo.

“Vamos intensificar o combate à fraude e desvio de água para tentarmos reverter esse quadro e garantir os recursos e novos investimentos”, explica Guilherme Soares, superintendente da autarquia.

Furtar água é crime. Os infratores que forem pegos serão multados em 10 (dez) UFM, que hoje estão calculados em R$ 440,10, e serão investigados criminalmente, conforme as Leis Municipais 4051/92 e 4091/92, e artigo 155 do Código Penal.

 

Leia também:

Com queda no consumo de água, DAAE mira ligações clandestinas

 

 

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas