InícioCultura+CulturaAluno formado na EMD vence categoria do Sapateado no Festival de Joinville

Aluno formado na EMD vence categoria do Sapateado no Festival de Joinville

Formado na EMD em 2011, Bruno Maria hoje mora no Rio de Janeiro e trabalha com Dança; o prêmio foi conquistado no último mês, junto com sua parceira Mariana Borges

O bailarino Bruno Maria, 27 anos, que começou seus estudos de Dança na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, comemora a vitória de 1º colocado no Festival de Joinville junto com sua parceira Mariana Borges: a dupla disputou e foi campeã na categoria Duo Sênior de Sapateado em Joinville com a Academia La Vie Danse.

O festival aconteceu entre os dias 17 e 29 de julho e, na noite do dia 27, “(Des) Encontros de Afetos” – coreografia de Bruno Maria com trilha de Adele – consagrou-se a campeã na modalidade inscrita. “Joinville é o maior festival de dança no mundo em número de participantes. Fazer parte dele é uma realização para nós que somos do ramo da dança”, acredita Bruno.

O bailarino de Araraquara conta que para fazer parte do festival é feita uma seleção por vídeo onde apenas 4 ou 5 trabalhos são escolhidos no Brasil todo para subir ao grande palco do Cau Hanssen e disputar o prêmio, distribuído para as modalidades: Ballet Clássico, Jazz, Sapateado, Danças Populares Nacionais e Internacionais, Neo Clássico e Dança Contemporânea, divididas por idade nas categorias: Júnior e Sênior.

De acordo com Bruno, a premiação vai além do troféu: “nós temos vaga garantida para competir ano que vem”. Ele conta que no ano passado, em 2022, foi para Joinville pela primeira vez e ficou em 2º lugar na categoria Solo Masculino Sênior. “Agora neste ano, trazer o 1º lugar também com um trabalho meu, me deixa muito feliz e orgulhoso do caminho que minha arte está me levando”, comemora.

Bruno começou na Dança com a Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira de Araraquara. “A EMD tem papel fundamental na minha carreira pois foi a partir dela que descobri que o que eu queria para minha vida era dançar! A escola me forneceu conhecimento em diversas áreas da dança, experiências com companhias e viagens abrangentes para melhor formação. Fui formado na turma de 2011 e tenho muito orgulho de dizer que vim de projeto social.”

A mãe de Bruno, Zezé – Maria José Amadeu Costa Maria – moradora da Vila Xavier, acredita que a EMD foi a grande virada para a determinação de Bruno seguir carreira artística. “Acredito que a emoção que estamos vivendo agora e essa vitória dele,  sejam fruto de tudo o que ele aprendeu na EMD, que foi um berço para o meu filho… o início de tudo!”, recorda Zezé.

Para ela, a palavra de ordem de seu filho é “persistência”, já que Bruno nunca desistiu dos sonhos dele. Foi em 2021, durante a pandemia, que decidiu se mudar para o Rio de Janeiro – hoje ele mora em Olaria, na Zona Norte da cidade. “Decidi vir pro Rio para tentar minha carreira na dança, conseguir mais oportunidades e já conquistar de fato minha independência. No começo realmente foi difícil, pois ficar longe de todos que eu amo e lidar com a cidade grande foi um processo assustador. Graças a Deus as oportunidades de trabalho começaram a aparecer e fui conseguindo me manter por aqui.”

Entre os trabalhos já realizados no Rio de Janeiro, Bruno destaca que já participou da comissão de frente do carnaval carioca desde 2022, além de ter participado como bailarino da Rock Street do Rock in Rio, também em 2022. Ainda, participa como professor em vários festivais de sapateado e, atualmente, dá aula de Sapateado e/ou Ballet em três escolas: Academia La Vie Danse, Studio Art Dance Júnior Freitas e Soleil Dor.

A equipe da EMD parabeniza Bruno pela conquista em Joinville e pela determinação em se dedicar às Artes, especialmente à Dança, já que a escola visa propiciar ao aluno a compreensão do mundo e fruição das diferentes linguagens artísticas, desenvolvendo e exercitando sua capacidade reflexiva e buscando a articulação das linguagens artísticas com o meio social em que vive.

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas