InícioNotíciasGeralAraraquara passa a monitorar clima em tempo real

Araraquara passa a monitorar clima em tempo real

Dados serão coletados e enviados em tempo real para os computadores da Defesa Civil.

 

Araraquara terá, a partir dessa sexta-feira (14), o Centro Integrado de Alerta de Desastres Naturais (Ciaden), que funcionará no mesmo espaço da Central de Videomonitoramento, ambos instalados na Arena da Fonte.

Uma equipe composta por 16 servidores de diversos setores públicos está sendo capacitada para monitorar o Ciaden. Participam da equipe alguns servidores da Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente, Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee), entre outros.

O curso de capacitação segue até sexta-feira e está sendo ministrado pelo engenheiro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Eymar Silva Sampaio Lopes.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Araraquara, Edson Alves, os operadores do sistema terão a liberdade de moldá-lo de acordo com as principais necessidades climatológicas do município, já que é um software aberto.

O Ciaden dará mais precisão às ações dos órgãos públicos, já que o sistema mostrará ocorrências com queimadas nas áreas urbanas e rural, índices pluviométricos e tempestades. O acompanhamento será feito através de sensores que serão instalados em diversos pontos da cidade.

Os pluviômetros foram adquiridos junto ao Governo do Estado, em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Com o início das operações do Ciaden, conseguiremos preparar ações de prevenção em pontos críticos da cidade antes de tempestades, por exemplo. Também teremos um banco de dados local e poderemos monitorar cidades vizinhas no futuro”, destacou o coordenador.

Todos os dados coletados serão enviados em tempo real para os computadores da Defesa Civil. “A Defesa Civil e os outros órgãos do município terão mais agilidade para desenvolver planos de prevenção em toda a cidade”, finaliza o coordenador da Defesa Civil.

O Ciaden será inaugurado na sexta-feira (14), às 9h, na Central de Videomonitoramento, na Arena da Fonte.

 

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas