InícioNotíciasGeralAraraquara Rock 2015: confira a programação completa

Araraquara Rock 2015: confira a programação completa

Além de shows, festival tem também programação paralela com cinema, worskhop e bate-papo

A cidade prepara-se para mais uma edição do Araraquara Rock, que será realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho com shows no estacionamento vip da Arena da Fonte, além de atividades paralelas entre os dias 12 a 16 deste mês. Toda a programação – realizada pela Secretaria Municipal da Cultura, Fundart e comissão organizadora – é gratuita.

O Araraquara Rock é atualmente um dos maiores festivais de música voltados ao cenário independente do país. Com três dias de shows musicais e atividades complementares, é um dos principais eventos de fortalecimento e difusão cultural na cidade.

Na sexta e no domingo, quatro bandas animam cada noite, enquanto no sábado são cinco grupos. Nos três dias de rock, os shows têm início às 18 horas no estacionamento da Arena da Fonte – o novo lugar dos shows, que conta com o estacionamento da Praça Scalamandré Sobrinho, além de estar localizado num lugar de fácil acesso (no bairro Fonte Luminosa). Antes, de 12 a 16 de julho, haverá uma programação paralela com o Cine Rock, workshop e bate-papo.

 

Shows

Club America – uma das bandas revelações do novo cenário do indie nacional – é a convidada da programação na sexta (17), que apresenta ainda: Kali (Araraquara-SP), Hell Oh! (Nova Friburgo-RJ) e Maquiladora (Mogi das Cruzes-SP).

A banda convidada Distraught integra a programação do sábado (18). A Distraught tocou o ano passado como banda selecionada e o público votou como a melhor banda que se apresentou na seletiva. Agora, volta esse ano como convidada e com o show completo. O sábado conta ainda com as bandas: Aneurose (Lavras-MG), Chaos Synopsis (São José dos Campos-SP), Austin (Franca-SP) e Hellway Train (Belo Horizonte-MG).

No domingo (19), a convidada é a Krisiun – a banda é uma solicitação do público que se manifestou nas redes sociais. Tem araraquarense no domingo também, com Despotic Hate; e as bandas Postura (Itabita-MG) e Paura (São Paulo-SP) complementam o time do último dia do festival.

 

Paralela

Nos dias 12 e 13, o Araraquara Rock – em parceria com a Associação dos Amigos da Praça das Bandeiras e a Sessão Zoom – realiza atividades paralelas na Praça das Bandeiras, localizada ao lado do Bar do Zinho: é o Rock Cine, com curadoria de Breno Rodrigues.

O Rock Cine apresenta no domingo (dia 12), a partir das 21 horas, a exibição do filme “Dark Side of the Rainbow” simultaneamente com a exibição do filme “O mágico de Oz” e a trilha sonora do disco “Dark Side of the moon” do Pink Floyd. “Dark Side of the Rainbow” (em português, “O Lado Sombrio do Arco-íris” e também encontrado na internet como “The Dark Side of the Oz”) é o nome dado ao efeito criado ao tocar o álbum conceitual do Pink Floyd “The Dark Side of the Moon”, de 1973, simultaneamente com o filme de 1939 “O Mágico de Oz”. De acordo com Breno, “o efeito consiste no fato de que há diversos momentos em que uma obra corresponde a outra, seja por parte das letras das músicas ou pela sincronia audiovisual”.

Já na segunda (13) – dia oficial da comemoração do Rock – o documentário do jornalista araraquarense Itaici Perez “Três ou quatro Riffs” é a atração do Cine Rock, às 19 horas, seguido pelo filme “Penumbra: A Ascensão do Rock Underground de Araraquara”, também documentário, com direção de Vitor Franceschini, Rodrigo Peronti e Christiano KODA.

“Três ou quatro Riffs” (2005) é um documentário que faz um panorama do atual cenário musical independente e apresenta depoimentos de profissionais especializados, expondo um pouco da luta de ser um músico independente no Brasil. Depois, “Penumbra: a ascensão do rock underground de Araraquara” (2013) resgata parte da história do rock na cidade entre os anos 90 e início dos anos 2000. O documentário foi produzido como trabalho de conclusão de curso pelos ex-alunos do Centro Universitário de Araraquara – Uniara: Christiano Kobal Oliveira de Andrade, Rodrigo Peronti Rodrigues e Vitor Hugo Fransceschini. Após a sessão haverá um bate-papo com os diretores e as equipes dos filmes.

Na terça (14), a programação paralela conta com um bate-papo sobre “Música e Fotografia”, às 19h30, no Palacete das Rosas. É aguardada a participação de fotógrafos, bandas e músicos da cidade.

Para fechar a programação paralela, na quinta (16), também no Palacete das Rosas, às 19h30, será realizado o workshop “Minha banda tem futuro? Como faço?”, com Andy Alves, músico da banda Club America, apresentando diretrizes e ações para uma carreira na música independente.

Não é necessária a inscrição prévia – basta chegar e participar, gratuitamente.

 

Araraquara Rock 2015

Datas: 17,18 e 19 de julho

Horário: das 18 às 23h30

Local: Arena da Fonte (estacionamento VIP ao lado da Arena)

  

·         17/07 (sexta)

Club America (convidada)

Kali (Araraquara)

Hell Oh!

Maquiladora

 

·         18/07 (sábado)

Distraught (convidada)

Aneurose

Chaos Synopsis

Austin

Hellway Train

 

·         19/07 (domingo)

Krisiun (convidada)

Despotic Hate (Araraquara)

Postura

Paura

 

 

·         Programação paralela

 

– 12/07 (domingo) – RockCine

– Filme “Dark Side of the Rainbow” com a exibição do filme “O mágico de Oz” e trilha sonora do disco “Dark Side of the moon” (Pink Floyd)

Praça das Bandeiras, às 21h

 

– 13/07 (segunda) – RockCine (em comemoração ao dia do Rock)

– Filme “3 ou 4 riffs” – Direção: Itaici Perez (documentário, 2005)

– Filme “Penumbra: A Ascensão do Rock Underground de Araraquara” –  Direção: Vitor Franceschini, Rodrigo Peronti e Christiano KODA (documentário, 2013)

– Após sessão: bate-papo com os diretores dos filmes e equipe

Praça das Bandeiras, às 19h

 

– 14/07 (terça) – “Música e Fotografia”

 (Bate-papo com os fotógrafos e bandas locais)

Palacete das Rosas, às 19h30

 

– 16/07 (quinta) – Workshop “Minha banda tem futuro? Como faço?”, com Andy Alves

 Palacete das Rosas às 19h30

 

 

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas