InícioNotíciasGeralAraraquara visa projeção nacional com a Tocha Olímpica

Araraquara visa projeção nacional com a Tocha Olímpica

Cidade está entre os municípios selecionados para receber o circuito de rua da Tocha Rio 2016

O prefeito Marcelo Barbieri participou, nessa sexta-feira (3), no Auditório da Fundação Habitacional do Exército, em Brasília, da cerimônia de anúncio dos municípios que vão integrar o circuito básico do Revezamento da Tocha Rio 2016, com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff. Na solenidade, também foi apresentada a Tocha Rio 2016.

No total, aproximadamente 300 cidades brasileiras receberão a passagem da Tocha Olímpica, sendo que em 83 municípios a tocha permanecerá de um dia para outro.

Araraquara está entre os municípios selecionados para receber o circuito de rua da Tocha Rio 2016. O anúncio foi feito pelo diretor de operações do Rio 2016, general Marco Aurélio Vieira, durante reunião de trabalho também nessa sexta, em Brasília.

De acordo com o prefeito, a passagem da Tocha Rio 2016 por Araraquara será uma excelente oportunidade para projetar o nome do município em todo o País, além de conectar a população local ao espírito dos Jogos Olímpicos.

“É uma honra para Araraquara receber a Tocha Rio 2016, já que fomos selecionados pelo nosso elevado IDH, ou seja, pela qualidade de vida que nossa cidade oferece aos seus moradores. Isso é gratificante, é um reconhecimento à nossa cidade. Entre mais de 5 mil municípios, seremos premiados com a passagem da Chama Olímpica, o maior símbolo dos Jogos Olímpicos”, destacou o prefeito Marcelo.

Revezamento

A Tocha Olímpica deverá ser conduzida por cerca de 12 mil pessoas por todo o Brasil, a partir de maio do ano que vem, antes de chegar ao Rio de Janeiro, para os Jogos Olímpicos, que serão disputados entre os dias 5 e 21 de agosto, e também para os Jogos Paralímpicos, que ocorrerão entre os dias 7 e 18 de setembro.

O Revezamento da Tocha 2016 deve durar de 90 a 100 dias. Cada cidade contemplada poderá realizar um evento para celebrar a Chama Olímpica. Os condutores da Tocha serão selecionados pelo Comitê Rio 2016 e patrocinadores oficiais por meio de campanhas públicas.

As cidades que receberão a Tocha Olímpica deverão estabelecer uma força-tarefa para planejamento do evento da passagem da Chama pelo município. O prefeito Marcelo nomeou o secretário de Governo e Esportes e Lazer, Aluisio Braz (Boi), para chefiar a força tarefa em Araraquara.

“Vamos mobilizar toda a população de Araraquara e dos municípios da região central para recebermos a Tocha Olímpica em uma grande celebração histórica, que antecederá a comemoração dos 200 anos da cidade em 2017”, ressaltou o prefeito.

Chama Olímpica

Vale destacar que no ano que vem o Brasil realizará pela primeira vez na sua história uma edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Precedendo a esse grande evento esportivo, com a participação de cerca de 4.350 atletas de 178 países, ocorre o Revezamento da Tocha Olímpica.

Tradicionalmente, a Chama Olímpica é acesa na cidade de Olímpia, na Grécia – berço dos Jogos – e é trazida até a capital do País Sede. Daí, a Chama segue transportada em uma tocha, conduzida em revezamento para várias cidades, incluindo as capitais de todos os estados brasileiros.
 

 

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas