InícioNotíciasGeralAraraquarenses são campeões brasileiros de paintball

Araraquarenses são campeões brasileiros de paintball

Equipe de Catanduva que sagrou-se campeã em Vargem Grande Paulista conta com três integrantes da cidade

A cidade de Vargem Grande Paulista (SP) recebeu, nos dias 12 e 13 de dezembro, o Campeonato Brasileiro de Paintball, que teve como campeã a equipe McCoys de Catanduva. O time campeão contou com três integrantes de Araraquara, que se orgulham de terem voltado com as medalhas na bagagem: Lucio Movin, Thiago Martins e Brunu Ferram.

A competição nacional contou com a participação de 24 equipes dos estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Distrito Federal, além de oito times paulistas, que duelaram no Delta Paintball, campo da Federação Paulista de Paintball. A equipe de Catanduva tem quase cinco anos e há dez meses conta com os araraquarenses. Além dos três araraquarenses, a equipe conta com Rodrigo Caracini (Catanduva), André Raya (Catanduva), Marco Aurélio (Catanduva), Júlio Cesaretti (Catanduva), José Neto (Rincão), Neto Rossatto (Campinas), Gustavo Vilaverde (Campinas) e Júnior Vieira (Campinas).

Perfil dos campeões

Lúcio Movin tem 39 anos e há dez pratica o paintball. Foi pioneiro na modalidade em Araraquara e é proprietário de um campo de paintball para locação, que fica localizado na estrada para Bueno de Andrada, onde aproveita para realizar seus treinos. “Araraquara conta hoje com um grupo grande de participantes, mas os times são recreativos e não competitivos. Foi aí que quisemos algo mais e sair da brincadeira para competir em campeonatos paulistas e brasileiros”, conta Lucio, ressaltando que muitos praticantes da cidade realizam suas atividades no antigo hospital psiquiátrico da Vila Xavier, onde contam com o apoio da Prefeitura para utilizar o local.

Thiago Martins tem 27 anos, enquanto Brunu tem 29, mas ambos iniciaram na modalidade juntos, há três anos, quando receberam o convite de Lucio. “O paintball é um esporte de muita ação que você se apaixona na primeira vez que pratica, por conta da adrenalina. É inexplicável e só quem está lá sabe o tamanho da emoção”, destaca Thiago.

Eles contam que tentaram fazer um time de Araraquara, mas a ideia esbarrou em alguns obstáculos. “Tínhamos condições de fazer uma equipe muito boa só com praticantes de Araraquara, mas um integrante casou, outro virou tatuador, e foi ficando difícil de reunir todos. Foi aí que recebemos o convite do pessoal de Catanduva para unirmos as equipes. Essa união já dura dez meses e vem dando muito certo”, salienta Lucio.

Assim, a McCoy passou a fazer bonito nas competições que disputa. Em 2015, o time também conquistou o vice-campeonato do Interior Paulista em competição que contou com equipes de dez cidades do estado. O segundo lugar, no entanto, não daria a vaga no Brasileiro, mas como uma equipe do Rio de Janeiro desistiu da disputa, a equipe foi convidada de última hora e aceitou o desafio, que terminou com o título nacional, com a brilhante campanha de 19 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas ocorridas no final da primeira fase, quando o time já havia carimbado sua vaga.

Esporte em expansão

Segundo Lucio, a modalidade vem ganhando cada vez mais adeptos. “Houve um aumento muito grande nos últimos três anos. É um esporte que vem crescendo, principalmente pela facilidade de acesso aos equipamentos, que são todos importados, e também o acesso às informações pela internet. Mas ainda é algo distante do que ocorre nos Estados Unidos, onde os jogos são televisionados, os atletas ganham bolsas de estudos e são procurados para darem autógrafos. As pessoas vêem como uma brincadeira, mas é uma modalidade que já possui mais adeptos fora do país do que muitos esportes olímpicos”, explica o campeão.

Os araraquarenses encerraram o ano com chave de ouro e agora só voltarão a competir em 2016, quando participarão de alguns torneios não federados. Com o título nacional, eles também garantiram vaga na próxima edição do Campeonato Brasileiro.
 

 

Carlos

Notícias relacionadas

Mais lidas