InícioNotíciasGeralAssociação de bairro organiza Queima do Alho

Associação de bairro organiza Queima do Alho

Evento integra programação dos 198 anos de Araraquara e terá renda revertida para construção de Centro Comunitário

 

O aniversário de 198 anos de Araraquara será marcado este ano pela 1ª edição da Queima do Alho, evento realizado pela Associação Amigos de Bairro Sabita. A festa será no dia 22 de agosto, a partir das 12h, no terreno da entidade no Cecap, localizado na Av. Engenheiro Domingos Ferrari Júnior, 524. Os ingressos custam R$ 35 e dão direito ao almoço com arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne seca, torresmo e churrasco.

A 1ª Queima do Alho da Sabita recebe apoio cultural do Sesc Araraquara e terá como atração principal a dupla Tião do Ouro e Zé Carvalho, com repertório de sertanejo de raiz. Toda a renda do evento será revertida para a construção de um Centro Comunitário no Cecap, destinado à realização de diversas atividades sociais, educacionais e culturais visando à inclusão social da comunidade dos bairros da Zona Sul de Araraquara.

A Queima do Alho é uma tradição da culinária típica de comitivas de peões de boiadeiro, uma espécie de ritual praticado para valorizar o gesto de alimentar-se. Historicamente, era o momento em que os peões de boiadeiro interagiam durante as longas e penosas viagens pelos estradões paulistas. Além do objetivo filantrópico de angariar fundos para a entidade, o evento tem caráter cultural, pois mostra um pouco da história e mantém viva a tradição daqueles que ajudaram a desenvolver a sociedade, economia e a cultura do nosso estado e do nosso país.

De acordo com os organizadores, o local da festa será todo decorado para remeter ao universo do peão de boiadeiro e suas comitivas. Até o toque do berrante – instrumento de comunicação das comitivas –  está previsto para chamar as pessoas para o almoço. O evento terá início com a tradicional cavalgada e, em seguida, o alho batido em pilão. Haverá ainda contação de causos, exposição de fotos e exibição de vídeos. “Esperamos que o evento seja um alimento para o corpo e a alma da população de Araraquara, recheado do melhor da culinária caipira”, completa a comissão organizadora do evento.

Convites à venda na lanchonete Ca-Suco, no centro de Araraquara, e no Bar do André, no Cecap. Mais informações pelo celular (16) 99713-4949 (com Jota Hortenci).

 

Sabita

A Sabita Sociedade Amigos de Bairro “Tancredo de Almeida Neves” é uma organização coletiva sem fins lucrativos, pessoa jurídica de direito privado, existente desde maio de 1979, que atende às comunidades que compõem a Zona Sul do município de Araraquara, uma região populosa que engloba vários bairros com cerca de 20 mil habitantes. A entidade sobrevive de recursos de contribuição mensal de associados, de eventos, sempre comtrabalho voluntário e patrocínio de colaboradores.

 

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas