O cadastramento das pessoas com mais de 65 anos que terão direito ao Cartão do Idoso começará dia 17 de agosto e será feito na sede da CTA (Companhia Tróleibus Araraquara), na avenida Bento de Abreu 1.172.
A medida será adotada devido a repercussão negativa da proibição de acesso de idosos pelas portas traseira ou central dos ônibus. Dessa forma, muitos permanecem confinados antes da catraca, mesmo com lugares sobressalentes no veículo. A determinação para o embarque de idosos pela porta dianteira dos ônibus da CTA e Viação Paraty, operadoras do transporte coletivo de Araraquara, visa, segundo as empresas, aumentar a segurança devido ao risco existente na utilização das outras portas.
As empresas vinham registrando vários casos de pequenos acidentes envolvendo idosos que entravam e saiam pelas portas do meio e dos fundos dos ônibus, justicam.
A CTA informa que os passageiros com mais de 65 anos têm direito garantido pela Constituição ao transporte gratuito e que, somente aqueles que quiserem passar pela catraca deverão fazer o cadastramento.
O cartão é gratuito. Para se cadastrarem, os passageiros deverão estar munidos de RG e comprovante de endereço. Na primeira semana, a CTA cadastrará somente os nascidos entre janeiro e março.
Com o cartão, os maiores de 65 anos terão a alternativa de passar pela catraca mas deverão mostrar o RG ao motorista ou ao cobrador.
Os lugares na parte da frente dos ônibus são destinados aos idosos, como também às gestantes, pessoas deficientes e mães com crianças de colo. Os assentos são sinalizados e por isso, devem ser respeitados pelos outros passageiros.