Desde que ensaiou os primeiros acordes, aos 11 anos de idade, nas rodas familiares de viola em Cuiabá, no estado de Mato Grosso, Bruna Viola chama a atenção pela familiaridade com um universo dominado por ícones masculinos. De Tonico e Tinoco à Tião Carreiro e Pardinho, duplas consideradas referências do universo caipira, aos nomes mais recentes, como Chitãozinho & Xororó, a jovem desfila conhecimento sobre o repertório e a cultura que envolve a música sertaneja.
Como não poderia deixar de ser, ela destaca o nome de Inezita Barroso, pioneira na presença feminina no cenário sertanejo. Por muito tempo, a cantora, que também se notabilizou ao comandar o programa Viola, Minha Viola, da TV Cultura, foi nome isolado nesse universo. Além dela, a presença feminina se limitava às Irmãs Galvão. Somente décadas depois é que outras artistas despontaram, como As mineirinhas, As marcianas, Roberta Miranda, entre outras.
Atualmente, o cenário é bem diferente. Porém, engana-se quem pensa que Bruna Viola se rendeu ao chamado sertanejo universitário. Ela ainda enaltece o repertório o sertanejo raiz, presença marcante nos álbuns lançados e nos shows. As canções próprias também preservam o ritmo e as referências poéticas da vida na roça.
Bruna Viola é uma autêntica signatária do caminho aberto pelas pioneiras de outros tempos, mas que confere à música sertaneja uma atualização necessária, que fura a bolha e amplia o prestígio do segmento por meio de canções como Amor Simprão, que ela canta com Paula Fernandes, Se Você Voltar, que conta com participação de Cesar Menotti e Fabiano, e Sistema da Bruta.
A seguir, Bruna Viola fala sobre o início da carreira e os obstáculos que ela enfrenta no ambiente dominantemente masculino. Ela antecipa também o projeto de um DVD especial em comemoração aos 20 anos de carreira:
Além da entrevista ao Portal Morada, Bruna Viola participou do programa Invasão, da Rádio Morada FM (assista aqui) e de uma Live Show Especial na Rádio Cultura FM (clique aqui).
Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.
Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em portalmorada.com.br