InícioCultura+CulturaBruna Viola: estrela da música fala sobre a presença feminina no universo...

Bruna Viola: estrela da música fala sobre a presença feminina no universo sertanejo

Prestes a completar 20 anos de carreira, violeira mato-grossense concedeu entrevista exclusiva ao Portal Morada

Desde que ensaiou os primeiros acordes, aos 11 anos de idade, nas rodas familiares de viola em Cuiabá, no estado de Mato Grosso, Bruna Viola chama a atenção pela familiaridade com um universo dominado por ícones masculinos. De Tonico e Tinoco à Tião Carreiro e Pardinho, duplas consideradas referências do universo caipira, aos nomes mais recentes, como Chitãozinho & Xororó, a jovem desfila conhecimento sobre o repertório e a cultura que envolve a música sertaneja.  

Como não poderia deixar de ser, ela destaca o nome de Inezita Barroso, pioneira na presença feminina no cenário sertanejo. Por muito tempo, a cantora, que também se notabilizou ao comandar o programa Viola, Minha Viola, da TV Cultura, foi nome isolado nesse universo. Além dela, a presença feminina se limitava às Irmãs Galvão. Somente décadas depois é que outras artistas despontaram, como As mineirinhas, As marcianas, Roberta Miranda, entre outras.

Atualmente, o cenário é bem diferente. Porém, engana-se quem pensa que Bruna Viola se rendeu ao chamado sertanejo universitário. Ela ainda enaltece o repertório o sertanejo raiz, presença marcante nos álbuns lançados e nos shows. As canções próprias também preservam o ritmo e as referências poéticas da vida na roça.

Bruna Viola é uma autêntica signatária do caminho aberto pelas pioneiras de outros tempos, mas que confere à música sertaneja uma atualização necessária, que fura a bolha e amplia o prestígio do segmento por meio de canções como Amor Simprão, que ela canta com Paula Fernandes, Se Você Voltar, que conta com participação de Cesar Menotti e Fabiano, e Sistema da Bruta.

A seguir, Bruna Viola fala sobre o início da carreira e os obstáculos que ela enfrenta no ambiente dominantemente masculino. Ela antecipa também o projeto de um DVD especial em comemoração aos 20 anos de carreira:

Além da entrevista ao Portal Morada, Bruna Viola participou do programa Invasão, da Rádio Morada FM (assista aqui) e de uma Live Show Especial na Rádio Cultura FM (clique aqui).

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em portalmorada.com.br

Luis Antônio
Luis Antônio
Jornalista. Formado em Ciências Sociais e Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestrando em Estudos Literários. Apresentador e editor do Jornal da Morada, da Rádio Morada FM 98,1
Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas