Nos últimos meses, moradores de bairros como o Santa Júlia, Cecap, Vila Xavier e Selmi Dei têm mais uma situação em comum do que o fato de residir no município de Araraquara: correspondências enviadas pelos Correios têm sido entregues com atrasos.
É o caso da dona de casa Maria Júlia de Almeida, moradora da Vila Xavier. Segundo elas, as faturas dos dois cartões de crédito chegam sempre após a data de vencimento. “Faz vários meses que sempre recebo as faturas depois do vencimento e tenho que pagar com atraso. Já reclamei nos Correios, mas não melhoraram o serviço”, diz.
Em resposta à reportagem, os Correios reconhecem atrasos, mas afirmam que são pontuais. “Embora as entregas estejam sendo feitas regularmente e diariamente na cidade, parte dos objetos postais recebidos pela unidade de distribuição da cidade são tratadas (sic) no centralizador dos Correios, onde é feito o tratamento e o encaminhamento dos objetos, podem estar chegando à cidade com atrasos, em função do encerramento do contrato com a empresa fornecedora de trabalhadores temporários que atuavam na área operacional dos Correios”, afirma em nota.
De acordo com a empresa, Araraquara conta atualmente com 33 carteiros em seu quadro e já está em andamento processo de contratação de nova empresa fornecedora de mão de obra temporária para suprir a carência de funcionários. A previsão é que as equipes sejam ampliadas nos próximos 60 dias.
Além disso, a empresa estuda a realização de novo concurso público para efetivo próprio e concurso para contratação por tempo determinado.
O que fazer
Nos casos de atraso nas entregas, os Correios orientam que o cliente entre em contato por meio da Central de Atendimento: 0800 725 0100 ou pelo site www.correios.com.br – Fale com os Correios. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 18h.