InícioCidadesCidadeDia Mundial de Luta Contra a Aids tem campanha de testagem rápida...

Dia Mundial de Luta Contra a Aids tem campanha de testagem rápida em Araraquaraa

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento IST/Aids), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, realizará nesta sexta (1º), em frente ao Paço Municipal, testagem rápida  para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C na população interessada. O procedimento será ofertado das 9h às 16h. A ação faz parte da campanha “Fique Sabendo”, desenvolvida por meio do Programa Estadual de IST/repassada à Secretaria Municipal de Saúde. O tema deste ano é “Mais respeito e menos preconceito”.

A iniciativa visa levar os testes ao maior número de pessoas possível, com garantia de sigilo, confiança, qualidade no processo diagnóstico e acesso oportuno ao tratamento.

Embora a Aids não tenha cura, o tratamento – totalmente gratuito – é uma forma efetiva de melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas e quebrar a cadeia de transmissão do vírus, inclusive a vertical (de grávidas para bebês). Há 18 anos não temos nenhum caso de transmissão vertical do HIV no nosso município.

Em 2022, o programa IST/Aids/CTA contabilizou 53 novos casos de HIV (mais sete em gestantes),  323 novos casos de sífilis (mais 53 gestantes)  e 6 óbitos relacionados ao HIv/Aids. Em 2023, até junho, foram diagnosticados 27 novos casos de HIV (mais 5 em gestantes), 133 casos novos de sífilis (mais 23 em gestantes) e 9 óbitos relacionados ao HIV/Aids até agora.

Temos no Programa 249 pessoas cadastradas fazendo uso da Profilaxia Pré Exposição (PrEp), sendo que 5% desse valor provém da rede privada. Em 2022, foram atendidos 129 casos de Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e em 2023 foram 27 casos até junho.

Foram realizados no CTA e em ações extramuros cerca de 15.800 testes rápidos com diagnóstico de 122 casos de sífilis e 88 casos de HIV. Até agosto deste ano, foram distribuídos aproximadamente 360 mil preservativos internos e externos e gel lubrificante.

Quem não puder comparecer na sexta-feira, poderá fazer o teste a partir do dia 4 de dezembro na Rua Padre Duarte, 2414, no Centro, das 7h30 às 16h30, ou em outras ações que serão realizadas posteriormente na cidade.

Programação

A programação terá início nesta sexta-feira (1º), das 7h às 16h, em frente ao Paço Municipal. Neste sábado (2), ela será desenvolvida das 7h às 13h na USF do Jardim Maria Luiza. No domingo (3), a ação será oferecida das 16h às 20h no Choro das Águas, na Praça do Daae.

A semana terá início com uma ação na segunda-feira (4), das 15h às 19h, na região das boates do Jardim Arco Íris. Na terça (5), a programação terá sequência às 12h45 com uma palestra na  Faculdade de Farmácia da Unesp. Na quarta (6) das 7h30 às 11h, a ação atuará no posto de saúde do Vale do Sol. Na quinta (7), das 7h às 13h, a ação será oferecida no CMS do Selmi Dei I. Na sexta-feira (8), das 9h às 15h, será a vez do Parque Infantil receber a mobilização, que também será feita no sábado (9), das 7h às 13h, no Quilombo Rosa, e no domingo (10), das 17h às 22h, na Rolê Feira, na Praça do Paliteiro.

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em portalmorada.com.br

Luis Antônio
Luis Antônio
Jornalista. Formado em Ciências Sociais e Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestrando em Estudos Literários. Apresentador e editor do Jornal da Morada, da Rádio Morada FM 98,1
Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas