InícioCidadesCidadeEliana Honain deixa a secretaria da Saúde para disputar as eleições

Eliana Honain deixa a secretaria da Saúde para disputar as eleições

Juliana Lujan vai assumir a Secretaria de Saúde. No Daae, Delorges Mano transmitirá o cargo para Ada Salmazo

A secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, deixará o cargo nesta quarta-feira (5) após 7 anos e meio à frente da pasta. Essa foi a segunda passagem de Honain na gestão da secretaria. A saída atende à legislação eleitoral, que determina a desincompatibilização de todos os interessados em disputar as eleições para o Executivo até quatro meses antes das eleições, que em 2024 acontecem em 6 de outubro. Eliana é pré-candidata à prefeitura de Araraquara pelo PT.

A saída de Honain será marcada com um o ato de transmissão de cargo, nesta quarta-feira (5), às 18h30, na sala multiuso do Distrito Araraquara (antigo Cear). No mesmo local, também será oficializada a saída de Delorges Mano, superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), provável candidato à vice na chapa com Honain.   

A nova titular da secretaria municipal de Saúde será Juliana Lujan, que é secretária municipal de Administração desde fevereiro de 2023. Com a mudança de cargos, a Secretaria da Administração será ocupada, interinamente, de forma cumulativa, por Adriano Altieri, atual secretário municipal da Gestão e Finanças.

A superintendência do Daae será ocupada a partir de agora por Ada Maria Matheus Salmazo, atual diretora de Gestão, Finanças e Tecnologia da autarquia.

Juliana Lujan assume a pasta, carregando também ampla experiência profissional na área. Ela égraduada em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pós-graduada em Competências Gerenciais Públicas, também pela Unesp, além de ter concluído outras duas especializações na área da saúde. Entre 1999 e 2006, atuou como assessora técnica da Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Jaboticabal. De 2005 a 2008, foi coordenadora de Assuntos Administrativos na Secretaria Municipal de Saúde, na gestão Edinho Silva. Esteve à frente da Diretoria Municipal de Saúde do município de Américo Brasiliense entre 2009 e 2012. Posteriormente, entre 2012 e 2022, atuou junto da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara (como gerente de operações, assessora técnica SUS e gerente de negócios). Desde fevereiro de 2023, ocupava o cargo de secretária municipal de Administração do governo Edinho.

“É o retorno para uma área que adoro trabalhar e que reconheço como uma das maiores e mais importantes políticas do Brasil. Trabalhar no e para o SUS é desafiador e recompensador ao mesmo tempo. Não medirei esforços para manter os serviços de Araraquara. Dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pela Eliana Honain facilita e encoraja”, declara Juliana.

Daae

No Daae, com a saída de Delorges Mano, assumirá Ada Maria Matheus Salmazo, que ocupa cargo de diretoria na autarquia desde 2018.

Segundo Ada Salmazo, sua expectativa, a partir da posse, é poder dar continuidade ao trabalho referenciado desenvolvido pelo DAAE, em conjunto com as demais diretorias técnicas e equipes de servidores capacitados, buscando inovações que contribuam com a missão de atender os contribuintes, com excelência e presteza.

Graduada em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil Logatti e com Pós Graduação – MBA Executivo em Finanças e Controladoria, Ada atuou no Banco Nossa Caixa, de 1985 a 2009, como Gerente Geral. Foi Gerente de Divisão no Banco do Brasil de 2010 a 2015, na Diretoria Distribuição de São Paulo, e Gerente de Seguros na Seguradora BB Mapfre, de 2015 a 2018. Sua admissão no DAAE, como Diretora Administrativa Financeira, se deu em setembro de 2018, atuando na Diretoria de Gestão Finanças e Tecnologia até a presente data.

Luis Antônio

Jornalista. Formado em Ciências Sociais e Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestrando em Estudos Literários. Apresentador e editor do Jornal da Morada, da Rádio Morada FM 98,1

Luis Antônio
Jornalista. Formado em Ciências Sociais e Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestrando em Estudos Literários. Apresentador e editor do Jornal da Morada, da Rádio Morada FM 98,1
Notícias relacionadas

Mais lidas