InícioNotíciasGeralEstudantes apresentam propostas para ciclovia durante Sessão Cidadã

Estudantes apresentam propostas para ciclovia durante Sessão Cidadã

Entre as sugestões de melhorias na ciclovia, as principais são a iluminação e a construção de calçada para pedestres, além de pontos de ônibus

 

O projeto “Ciclovita: Projeto de Diagnóstico da Ciclovia do Percurso entre o Instituto de Química da Unesp e a Faculdade de Ciências e Letras (FCL) de Araraquara”  foi apresentado nessa quinta-feira, dia 28, durante a 6ª Sessão Cidadã da atual legislatura na Câmara Municipal de Araraquara, pelos estudantes Emmanuel Pinto Monteiro e João Fredini, do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Administração Pública da FCL Unesp, Campus de Araraquara.

A Sessão Cidadã é um instrumento de participação popular cujo objetivo é assegurar ao cidadão o direito à participação direta no Poder Legislativo, procurando, desta forma, fortalecer a cultura cívica em nosso Município. Pode utilizar este instituto qualquer pessoa com domicílio eleitoral em Araraquara e que esteja em pleno gozo de seus direitos políticos, desde que seja representante de entidade da sociedade civil organizada araraquarense ou um grupo de outras 60 (sessenta) pessoas com domicílio eleitoral no Município.

Antecedendo a apresentação dos alunos, a tutora do PET, Profa. Dra. Patrícia Borba Marchetto agradeceu a oportunidade de fortalecer os laços entre a Universidade e o Poder Legislativo.  “O PET/Administração Pública existe desde 1992 na FCL/Unesp e conta atualmente com 20 estudantes”, disse a tutora.

Os estudantes relataram que a ideia do projeto surgiu a partir de um convite do vereador Elias Chediek para debater um plano de mobilidade urbana e descobrir as principais rotas dos usuários de bicicletas na cidade e auxiliar a implementação de novas ciclovias e ciclofaixas. “Nosso objetivo é incentivar e estimular ainda mais o uso de bicicletas como meio de transporte”, afirmaram os estudantes.

Os estudantes realizaram uma pesquisa por amostragem, ouvindo um total de 442 pessoas, incluindo estudantes e não estudantes usuários  da ciclovia. Nos 7 dias pesquisados foi apurada uma média de 185 usuários de bicicletas e 256 pedestres. Entre as sugestões de melhorias na ciclovia, as principais são a iluminação e a construção de calçada para pedestres, além de pontos de ônibus adequados ao longo da ciclovia, melhorias na sinalização, limpeza e recuperação da pavimentação.

Além da revitalização/readequação da ciclovia, foram propostas a extensão da ciclovia para dentro da FCL/Unesp e a promoção de uma campanha para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo.

As propostas de melhorias na ciclovia serão enviadas para a  Prefeitura de Araraquara.

 

 

 

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas