InícioNotíciasGeralExposição Estação da Língua tem contação de história aos sábados

Exposição Estação da Língua tem contação de história aos sábados

A atriz Tania Capel inicia a programação paralela com contação de história neste sábado (12), toda a programação é realizada gratuitamente no Palacete das Rosas

 

A exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa “Estação da Língua” vem atraindo um público bastante variado ao Palacete das Rosas, para visitar os 300 metros quadrados de área expositiva que conta com a interatividade e a tecnologia para apresentar o nosso idioma. Mas além da exposição, a programação traz também diversas atividades paralelas, a fim de engrandecer ainda mais a passagem do museu pela cidade.

A programação variada apresenta: “Cantinho de Leitura”, contação de histórias, encontro literário “Tertúlias” e Sarau na Praça. Toda a programação é gratuita.

A programação paralela tem início neste sábado (12), com Contação de Histórias com a atriz Tânia Capel. As apresentações serão realizadas sempre aos sábados, às 10h30, no próprio Palacete das Rosas. Nesta primeira semana, a temática são os contos de adivinhação. Depois, também serão apresentados: “Contos de esperteza e enganação” (dia 19), “Contos de encantamento” (dia 26) e “Contos de brincar” (02/04).

A Contação de Histórias é destinada a interessados a partir de 8 anos. São 25 lugares e as senhas serão distribuídas com 15 minutos de antecedência.

O trabalho traz contos populares, da oralidade do interior paulista, abordando o universo caipira, com sua cultura e seu modo de falar. Os encontros irão apresentar narrativas da cultura caipira paulista em 40 minutos, sendo a história um convite para a visita a exposição.

 

Mais opções

O “Cantinho de Leitura” é um espaço para leitura no próprio Palacete das Rosas e que funciona no mesmo horário de atendimento da exposição. Lá estão disponíveis obras de escritores araraquarenses para a leitura durante a exposição.

Um encontro literário – teórico e prático – sobre escrita criativa para jovens será realizado no dia 24 de março, das 18 às 22 horas, no Palacete: é a “Tertúlia: A Escrita Criativa”, com mediação do ator e escritor Zé Guilherme resultado de um projeto apoiado pelo PROAC – Lei de Incentivo à Cultura do Estado de SP. São esperados jovens com idade entre 13 e 25 anos, interessados em leitura e escrita literária. Vale destacar que são apenas 15 vagas, que serão selecionadas a partir dos primeiros inscritos. Os interessados devem enviar nome completo, data de nascimento e RG para o email: [email protected] . Os inscritos recebem um email de confirmação até o dia 15/03.

O Sarau na Praça também está confirmado e, no dia 16/03, escritores, músicos e poetas estão convidados a compartilhar seus trabalhos e gosto literário para todos os participantes do evento, que será realizado também no Palacete, a partir das 19h30.

A realização da exposição “Estação da Língua” é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura; do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, organização social de cultura que gere o Museu da Língua Portuguesa; e da Arquiprom, proponente e produtora do projeto viabilizado por meio do Ministério da Cultura via Lei de Incentivo Fiscal do Programa da Ação Cultural (Proac) da Secretaria Estadual de Cultura e com patrocínio da Panco e apoio da Tim. A Estação da Língua conta também com o apoio local da Prefeitura do Município de Araraquara.

 

Serviço:

Exposição “Estação da Língua”

Data: até 02 de abril

Horário: de segunda a sexta, das 9h às 18h; e aos sábados das 10h às 13h

 

  • Programação paralela:

 

– Cantinho de Leitura (espaço para leitura com obras de escritores araraquarenses) / Funciona nos dias e horários da exposição

 

– Contação de Histórias (encontro com narrativas da cultura caipira paulista) – sempre às 10h30

12/03 – Contos de adivinhação

19/03 – Contos de esperteza e enganação

26/06 – Contos de encantamento

02/04 – Contos de brincar

 

– Dia 24/03, das 18h às 22h: “Tertúlia: A Escrita Criativa” (encontro literário, teórico e prático sobre escrita criativa para jovens)

Público alvo: Jovens de 13 a 25 anos, interessados em leitura e escrita literária

Forma de seleção: primeiros inscritos (15 vagas) – Enviar nome completo, data de nascimento e RG para o email: [email protected]

 

– Dia 16/03, às 19h30: “Sarau na Praça”

 

* Toda a programação será realizada no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento 794 – Centro)

Grátis

 

 

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas