InícioEsporteFerroviária estreia no Brasileiro da Série D

Ferroviária estreia no Brasileiro da Série D

Locomotiva recebe o Joinville neste sábado na Fonte Luminosa

Chegou o dia! Pouco mais de um mês após encerrar sua participação no Paulistão, a Ferroviária dará início à busca por mais um grande objetivo de sua torcida: o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. A Locomotiva estreia na Série D contra o Joinville em jogo marcado para este sábado, 4 de maio, às 18 horas, na Fonte Luminosa.

A equipe entrará em campo apoiada na boa imagem deixada no estadual, onde acabou eliminada nas quartas de final nos pênaltis pelo Corinthians. A classificação para a semifinal não veio, mas os nove jogos de invencibilidade na reta final da competição acenderam os holofotes sobre os atletas afeanos, que terminaram a competição valorizados. O resultado é que a diretoria, apesar de ter estendido o contrato de vários jogadores, não conseguiu segurá-los na Série D e acabou emprestando-os para equipes de divisões superiores do Campeonato Brasileiro, com a perspectiva de retorno para o Paulistão de 2020.

Quem se manteve no time para o torneio nacional foi o técnico Vinícius Munhoz, que durante o estadual chegou a ser elogiado pelo técnico Tite, da Seleção Brasileira. O treinador, no entanto, foi obrigado a iniciar uma reformulação quase que completa no elenco. Do time do Paulistão saíram Tadeu, Julinho, Rodrigão, Elton, Gualberto, PH, Higor Meritão, Anderson Uchoa, Tony, Fellipe Mateus, Léo Artur, Uilliam, Lúcio Flávio e Maurinho. Chegaram Ranielle e Caíque (retornam de empréstimo). Fernando Júnior (São Bernardo FC), Luís Felipe (Hercílio Luiz-SC), Luís Gustavo (Novo Hamburgo-RS), Daniel (Rio Claro), Raphael Luz (São Bernardo FC), Clayton Júnior (São Luiz-RS), Dedé Costa (Patrocinense-MG),  Léo Castro (Red Bull), Roberto Pitio (Real Clube-DF) e Bruno Morais (Walter Ferretti-NIC).

Apesar de tantas mudanças no grupo e pouco tempo de preparação, Munhoz se mostra otimista. "Acredito que aproveitamos muito bem o período para colocar nossas ideias em prática. Estou muito satisfeito com o que a gente fez desde a apresentação dos atletas. É claro que tem jogador chegando ainda e vai levar um pouco mais de tempo para pegarem nosso estilo de jogo, mas a expectativa para essa estreia e para a Série D é muito boa", assegurou o treinador, que não revelou sua escalação para o confronto.

Jogos-treino

Durante a intertemporada afeana, foram realizados três jogos-treino. Em seu primeiro teste, a Ferroviária superou o Grêmio Novorizontino por 3 a 2 na Fonte Luminosa, com dois gols marcados por Rafael e um de Jhonatan. No jogo-treino seguinte, o time de Novorizonte levou a melhor em casa por 1 a 0, com gol marcado por Flávio Boaventura. No último jogo-treino, a Ferroviária empatou por 1 a 1 com a Caldense-MG no jogo-treino realizado no último sábado (27) no Estádio da Fonte Luminosa. Rafael marcou o gol da Locomotiva, enquanto Leleco fez o gol da equipe visitante.

Segunda vez na Série D

Essa será a segunda vez seguida que a Ferroviária disputará a Série D. Na edição de 2018, a Locomotiva foi eliminada logo na primeira fase, com uma campanha de três empates e três derrotas. Com o objetivo de não repetir o desempenho em 2019, a Locomotiva integra o Grupo A17 ao lado de Maringá-PR, Avenida-RS e Joinville-SC.

O Brasileiro da Série D é disputado em seis fases com 68 clubes de todos os estados do Brasil. A segunda fase, com 32 clubes, está prevista para começar a partir do dia 16 de junho. As oitavas de final a partir do dia 30 de junho, as quartas a partir do dia 14 de julho, as semifinais no dia 28 de julho e os dois jogos das finais estão marcados para os dias 11 e 18 de agosto. Os quatro clubes que se classificarem para as semifinais da Série D estão garantidos no Brasileiro da Série C de 2020.
 

Adversário catarinense

Sétimo colocado no Campeonato Catarinense, o Joinville manteve o técnico Felipe Surian. Com elenco reformulado, o treinador recebeu um pacotão de reforços. A principal novidade é a chegada do volante Leandro Salino. “É a primeira vez que eu disputo uma Série D, mas me informei, falei com o Surian. É uma competição difícil, tiro curto na primeira fase. Comparo com o Campeonato Mineiro, todos os jogos são decisivos. Não pode achar que empatar está bom, é preciso vencer o maior número possível”, disse o reforço.

Próximos jogos

Uma vitória neste sábado seria de extrema importância para a Ferroviária, que na sequência da competição fará dois jogos seguidos fora de casa: enfrentará o Avenida no domingo, 12 de maio, às 16 horas, em Santa Cruz do Sul-RS, e posteriormente terá pela frente o Maringá no dia 18 de maio, sábado, às 17 horas, em Maringá-PR.

FICHA TÉCNICA

FERROVIÁRIA x JOINVILLE
Local
: Estádio da Fonte Luminosa, Araraquara;
Data/Horário: Sábado, 4 de maio, 18 horas;
Arbitragem: Philip Georg Bennett, auxiliado por Wendel de Paiva Gouvêa e Diego Luiz Couto Barcelos (todos do RJ);

FERROVIÁRIA – Gabriel Leite; Alisson, Raniele, Luís Felipe e Arthur; Rodrigo Celeste, Íkaro e Raphael Luz; Bruno Morais, Roberto Pitio e Jorge Eduardo. Técnico: VinÍcius Munhoz;

JOINVILLE – Jefferson; Erick Daltro, Luan (Renato Justi), Diego Bispo (Marlon) e Tiago Costa; Leandro Salino, Eduardo Person (João Ananias), Leandro Bulhões (Caíque) e Giba (Robert); Hugo Almeida (Jean Silva) e Wellington Rato. Técnico: Felipe Surian.

 

TABELA DA PRIMEIRA FASE

4 de maio, sábado, 18h – Araraquara
Ferroviária x Joinville-SC

12 de maio, domingo, 16h – Santa Cruz do Sul-RS
Avenida-RS x Ferroviária

18 de maio, sábado, 17h – Maringá-PR
Maringá-PR x Ferroviária

25 de maio, sábado, 18h – Araraquara
Ferroviária x Maringá-PR

1º de junho, sábado, 18h – Araraquara
Ferroviária x Avenida-RS

9 de junho, domingo, 18h – Joinville-SC
Joinville-SC x Ferroviária

 

 

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas