InícioCulturaFestival Internacional de Dança de Araraquara começa nesta quarta-feira (21)

Festival Internacional de Dança de Araraquara começa nesta quarta-feira (21)

O Sesc Araraquara abre a programação com Semente Crioulas e "Aterrágua"

Para marcar a “Abertura Selvagem” da 22ª edição do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara, três atrações serão realizadas no Sesc Araraquara na próxima quarta-feira, 21 de setembro, a partir das 18h30. Realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, o evento conta com o apoio do Sesc Araraquara e Unesp Araraquara, com programação totalmente gratuita.

O Maracatu do Grupo Sementes Crioulas abre a programação com sua “chegança” ao evento (18h30), seguido pela apresentação de "Aterrágua", com a Cia. de Dança do Sesc, de Petrolina-PE (19h); por fim, haverá um “Ritual de Abertura e Conversa Selvagem”, com Gilsamara Moura e Ailton Krenak, ambos curadores desta edição do FIDA (19h45).

Vale destacar que a proposta temática do FIDA é "Quando Insolentes Dançam…", dividido nos segmentos: Residências Selvagens, Debates Selvagens, Workshops Selvagens e Danças Selvagens.

“Traremos referências aos povos originários, já que nesta edição enfatizaremos a luta indígena e temos a participação, na curadoria compartilhada, do líder indígena Ailton Krenak”, conta Gilsamara que também é curadora desta edição.

As atividades do festival são inspiradas em ações, vôos e movimentos, daí o nome da abertura: “Abertura Selvagem”.

 

Atrações 

Fundado em 2017, o grupo cultural Maracatu Sementes Crioulas – Baque Angola, estuda a tradição do Maracatu de Baque Virado, por meio de vivências, ensaios e apresentações. Suas oficinas acontecem regularmente aos sábados, na região periférica da Zona Norte de Araraquara, sob o comando de Jorge Rufino. A “chegança” do cortejo irá abrir os caminhos para a programação do FIDA, a fim de trazer boas energias a todos participantes e atividades do festival.

A Cia. de Dança do Sesc, de Petrolina-PE, apresenta "Aterrágua", que utiliza como matéria de criação, narrativas e imaginários construídos a partir do encontro da água e da terra. Assim como, a importância simbólica desses elementos para nossa cultura. O espetáculo evoca, ainda, questões em torno das lutas por território e da necessidade de um corpo presente na construção de outras territorialidades.

"Aterrágua" tem concepção e direção de Jailson Lima. Participam do elenco: André Vitor Brandão, Alexandre Santos, Alice Casagrande, Beatriz Ribeiro, Eliza Oliver, Jaidson Sá, Natália Agla, Pedro Creslley, Ramon Souza, Sandriele Gomes e Tássio Tavares.

Por fim, no “Ritual de Abertura e Conversa Selvagem”, com os curadores do FIDA 2022, Gilsamara Moura e Ailton Krenak, com uma abordagem da Vida como uma Dança Cósmica, a Dança como pensamento do corpo e discussões que se transversalizam como manifestação contemporânea, política e criação em dança.

Toda a programação do FIDA 2022 é gratuita. O Sesc Araraquara está localizado na Rua Castro Alves, 1315, no bairro Quitandinha.

 

SERVIÇO:

“Abertura Selvagem” do FIDA 2022 – Festival Internacional de Dança de Araraquara

Local: Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)

Dia: quarta-feira (21 de setembro)

 

Programação:

  • 18h30: Chegança com Maracatu "Sementes Crioulas"
  • 19h: “Aterrágua’, com Cia. de Dança do Sesc (Petrolina-PE)
  • 19h45: “Ritual de Abertura e Conversa Selvagem”, com Gilsamara Moura (SP/BA) e Ailton Krenak (MG)

 

Grátis

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas