InícioNotíciasCoronavírusSaúde inicia 4ª dose em pessoas com 25 anos ou mais

Saúde inicia 4ª dose em pessoas com 25 anos ou mais

Sábado (24) terá plantão de vacinação; vacinação infantil também sofrerá mudanças

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dará início, nesta quarta-feira (21), à aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com 25 anos ou mais. É preciso ter recebido a 3ª dose há pelo menos 4 meses, apresentar a carteira de vacinação da Covid e documento pessoal.

Esse público de 25 anos ou mais, juntamente com todos os maiores de 12 anos, poderão buscar suas doses em todas as unidades básicas de saúde do município e no Sesa. O atendimento é feito sempre de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas.

E ainda na unidade do Sesa, continua sendo feita a aplicação da 5ª dose nas pessoas imunossuprimidas, pessoas com HIV, transplantadas e pessoas em tratamento quimioterápico, com distribuição diária de 100 senhas, de segunda a sexta, das 8 às 12 horas.

Vale destacar que todas as pessoas com doses em atraso – 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses – devem procurar uma das unidades de saúde e atualizar esse esquema vacinal. Essa medida é muito importante para evitar as formas mais graves da doença.

Vacinação infantil

Já no caso da vacinação infantil, por conta da demanda e da otimização do uso das doses, a vacinação passa a ser feita somente às sextas-feiras, das 8 às 15 horas, também em todas as unidades de saúde.

"Nós estamos adotando essa medida, neste momento, por conta da demanda. Desde o início da vacinação contra a Covid, o esquema foi organizado para atender a demanda e evitar desperdício das doses. No caso das crianças, estamos mudando porque, mesmo realizando busca ativa após o encerramento, às 12 horas, estamos sempre com risco de desperdício de doses", explica Glaucia Falcoski, coordenadora da Vigilância em Saúde.

Plantão de vacinação

E a Secretaria Municipal de Saúde também está confirmando, para este sábado (24), a realização de plantão de vacinação contra a Covid-19 para os públicos infantil e adulto, das 8 às 15 horas.

Estarão abertas as unidades da Vila Xavier, Vale Verde, Adalberto Roxo, Selmi Dei I, Iguatemi, Iedda, Hortências, América, Santa Angelina, Bueno de Andrada e Bela Vista. Os públicos infantil e adulto serão atendidos nestas 11 unidades, no sábado.

As informações completas sobre o calendário vacinal contra a Covid-19 e documentos que devem ser apresentados são atualizados no site e nas redes sociais da Prefeitura.

Lembrando ainda que as testagens para Covid-19 são feitas no polo de triagem da UPA da Vila Xavier, que atende 24 horas. É obrigatória a apresentação de documentos pessoais e comprovante de endereço.

SERVIÇO

Vacinação contra a Covid-19

Público infantil (de 3 a 11 anos)

Somente às sextas-feiras – Das 8 às 15 horas

Onde: Todas as unidades de saúde do município

Público adulto (12 anos ou mais)

De segunda a sexta-feira – Das 8 às 12 horas

– Pessoas de 25 anos ou mais (4ª dose) – a partir de 21 de setembro

– Demais público adulto com doses atrasadas (1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses

Onde: Todas as unidades de saúde do município

– Pessoas imunossuprimidas, com HIV, transplantadas e em tratamento quimioterápico (5ª dose)

Onde: Sesa (com distribuição diária de 100 senhas)

PLANTÃO DE VACINAÇÃO – SÁBADO – 24 de setembro

DAS 8 ÀS 15 HORAS

Crianças e adultos

Unidades de saúde da Vila Xavier, Vale do Sol, Adalberto Roxo, Selmi Dei I, Iguatemi, Iedda, Hortências, América, Santa Angelina, Bueno de Andrada e Bela Vista.

*Apresentar carteira de vacinação da Covid e documento pessoal

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas