InícioNotíciasGeralLuiz Flávio de Carvalho Costa lança "Fotografia e Memória em Araraquara"

Luiz Flávio de Carvalho Costa lança “Fotografia e Memória em Araraquara”

No sábado (9), em frente ao Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, na Praça Pedro de Toledo, o professor e pesquisador Luiz Flávio de Carvalho Costa lançou o livro “Fotografia e Memória em Araraquara”. 

Com base em sólida pesquisa de arquivos no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari, Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional, entre outros, o autor recolheu material de grande riqueza para a história visual de Araraquara. O primeiro registro é da Freguesia de São Bento de Araraquara de 1819. As imagens trazem cuidadosas referências sobre local, ano de produção, nome de pessoas, possibilitando uma “leitura” das imagens de Araraquara no tempo histórico.

Vários documentos visuais são acompanhados de textos analíticos, valorizando e enriquecendo a interpretação do nosso passado. A pesquisa do autor foi além das instituições públicas. Percorrendo várias famílias araraquarenses, ele pode recolher, graças à generosidade dessas famílias, numerosos registros pessoais que, somados àqueles recolhidos nas instituições públicas, fazem dessa coleção um significativo item historiográfico de Araraquara. Mais de 400 exemplares do livro serão doados à Prefeitura para compor o acervo das bibliotecas e escolas da cidade.

De acordo com o autor, o livro é uma obra coletiva, pois recebeu o apoio de muitos profissionais, entre eles os fotógrafos, que registraram ao longo do tempo belas imagens de Araraquara. “O livro se deve à cidade pela sua tradição e beleza”, disse Flávio, ao agradecer especialmente o produtor do livro, Clodoaldo Medina Júnior, e Carlos Dinucci, diretor da Usina São Manoel, que patrocinou o livro por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural), e que estavam presentes ao lançamento.

 

Livro

Com 209 páginas, o livro sai pela Editora UNESP. Luiz Flávio de Carvalho Costa é araraquarense, formado em Ciências Sociais pela UNESP de Araraquara (antiga Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas). Fez o mestrado na UNICAMP e doutorou-se em História pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 1983 trabalha como docente e orientador no Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Suas pesquisas e experiências acadêmicas estão relacionadas à história regional, imagens (sobretudo a fotografia), bens culturais e patrimônio rural.

O livro “Fotografia e Memória em Araraquara” está sendo vendido no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria e na Biblioteca Municipal Mário de Andrade.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas