A maestrina Andrea Huguenin Botelho – radicada em Berlim, Alemanha – dá início às comemorações dos 198 anos de Araraquara no sábado, 01 de agosto, com o Concerto de abertura do II Laboratório Internacional de Regência e Prática Orquestral, no Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina, às 20 horas. O evento – realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart – é gratuito e os ingressos devem ser retirados no dia da apresentação, a partir das 13 horas, na bilheteria do teatro (02 ingressos por pessoa).
O II Laboratório Internacional de Regência e Prática Orquestral é um projeto concebido e idealizado pela maestrina teuto-brasileira Andréa Huguenin Botelho, juntamente com a produtora cultural Cristina Corbi. O evento visa o aperfeiçoamento e intercâmbio de maestros brasileiros em intensiva prática de conjunto orquestral.
Assim, o Laboratório de Regência e Orquestra acontece com masterclasses para jovens talentos. Após as masterclasses, eles saem em turnê pelo estado de São Paulo, com apresentações gratuitas. Araraquara foi a cidade escolhida para a abertura das apresentações.
As masterclasses vêm acontecendo no Instituto Fukuda, na cidade de São Paulo. Sete alunos de regência, pré-selecionados, têm oportunidade de serem assistidos de perto pela maestrina Andrea. Participam ainda 15 ouvintes.
Andrea acredita que o projeto, além de amplo objetivo pedagógico, tem importância fundamental para a carreira de jovens brasileiros, já que reúne talentos e condições exemplares de aprendizagem. O projeto oferece oportunidade para alunos de regência vivenciar um tempo expressivo no pódio e aprender técnicas avançadas de ensaio e de gestualidade, diretamente com músicos de alto nível técnico e musical.
Os músicos poderão reger uma orquestra formada por bolsistas selecionados para o projeto. Entre eles estão músicos brasileiros destacados por seu talento no Brasil e no mundo. Dois deles estão radicados na Alemanha e dois nos EUA – eles virão especialmente para as apresentações.
Vale destacar que, além de trabalhar como maestra convidada em diversas orquestras na Europa, Andrea assina a direção artística de projetos representativos no cenário berlinense. Um exemplo é o “Brasil Ensemble Berlin” – projeto de formação mista na capital alemã que se dedica exclusivamente à música brasileira. Andrea também é idealizadora e fundadora do primeiro coral infantil bilíngue português-alemão da Alemanha, o “Curumins in Berlin”.
Concertos
Os concertos, além de Araraquara, serão realizados em: Santa Cruz do Rio Pardo e São Paulo. O repertório inclui obras de compositores como Holst, Elgar, Bottesini e Ernst Mahle.
O critério utilizado para a seleção dos músicos que vêm a Araraquara foi escolher jovens em destaque no cenário cultural paulista. Junto com os alunos aspirantes a maestros selecionados do curso, o compromisso com a qualidade nesse trabalho repercutirá para muitos jovens talentos brasileiros.
A orquestra é formada por jovens estudantes destacados no cenário musical paulista atual.
A programação inclui obras do russo Alexander Skrjabin (1872/1915), do italiano Giovanni Bottesini (1821-1889), dos ingleses Gustav Holst (1874-1934) e de Edward Elgar (1857-1934), além do alemão radicado em Piracicaba, Ernst Mahle.
Os concertos acontecem no Teatro Municipal de Araraquara, no dia 01 de agosto; no Palácio da Cultura Umberto Magnani Neto, em Santa Cruz do Rio Pardo, no dia 02 de agosto; e na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Aclimação, em São Paulo, no dia 23 de agosto.
Todos os concertos são abertos ao público em geral com entrada franca.
Serviço:
Programação dos 198 anos de Araraquara apresenta:
II Laboratório Internacional de Regência e Prática Orquestral
Local: Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina (Av. Bento de Abreu, s/nº – Fonte Luminosa)
Data: sábado (01 de agosto)
Horário: 20 horas
Grátis – retirada de ingressos no dia da apresentação, a partir das 13 horas, na bilheteria do teatro (02 ingressos por pessoa)