InícioNotíciasGeralOficina Teatro Corporal propõe expressividade, coreografia e imagens do corpo em cena

Oficina Teatro Corporal propõe expressividade, coreografia e imagens do corpo em cena

Atividade gratuita tem foco no teatro híbrido, envolvendo dança, coreografia, mímica e teatro

 

Nessa sexta, sábado e domingo (14, 15 e 16 de agosto) a Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira é palco para a oficina “Teatro Corporal: expressividade, coreografia e imagens do corpo em cena”.

A oficina gratuita será ministrada pela atriz Carol Gierwiatowski, que participou do intercâmbio realizado em Paris, com o apoio do Ministério da Cultura, por meio do edital Conexão Cultura Brasil – Intercâmbios, este ano. A atividade de formação, realizada como contrapartida ao edital e em parceria com as secretarias de Educação e Cultura de Araraquara, é voltada para artistas corporais, atores, dançarinos, bailarinos, performers, pesquisadores, estudantes de teatro, dança, circo e interessados em geral.

Na sexta (14), o workshop acontece das 19h às 22h; já no sábado e domingo, a imersão é das 10h às 18h, totalizando 17 horas de curso. As inscrições para as 30 vagas são gratuitas e podem ser efetuadas pela internet.

 

A oficina

A oficina de curta duração é voltada para a prática de técnicas de teatro corporal, tendo como foco um teatro híbrido que envolve dança, coreografia, mímica e teatro. “Por meio de exercícios e atividades de desenvolvimento da linguagem do teatro corporal serão trabalhadas noções básicas da arte da mímica, da criação de imagens corporais, da dança como treinamento e aprimoramento da expressão teatral, e jogos de improvisação e criação de pequenas cenas”, explica Carol.

A oficina foi desenvolvida como resultado da vivência de Carol Gierwiatowski com a Cia. Magenia e o Studio Magenia Academie Européenne de Théâtre Corporel Ella Jaroszewicz, em Paris. A cia é dirigida por Ella Jaroszewicz, atriz, bailarina e diretora referência em teatro corporal e arte mímica, tendo iniciado seu trabalho com Henryk Tomaszewski, na Polônia, e depois se instalando em Paris, onde trabalhou na Escola de Mimodrama de Marcel Marceau. Em Paris, criou a Cia. Magenia e em seguida, desenvolveu o Studio Magenia, onde atores e bailarinos de todo o mundo participam de vivências, ateliers e cursos de formação junto da companhia.

Após quatro meses de vivência no Studio Magenia, tendo a oportunidade de participar do espetáculo “Nuages”, com direção de Jaroszewicz, Carol Gierwiatowski elaborou a oficina prática com o intuito de compartilhar as experiências absorvidas durante a imersão, propondo transmitir um pouco do universo Magenia para os participantes em três dias de atividades.

 

Carol Gierwiatowski

A atriz araraquarense iniciou os estudos em artes cênicas em 2004, ao ingressar no Programa de Oficinas Culturais Lélia Abramo, em Araraquara. Depois, se aprofundou em teatro experimental, teatro de rua e teatro em espaços alternativos.

Formada pelo Curso Técnico em Artes Dramáticas, do SENAC-Araraquara em parceria com a Prefeitura, Carol participou de diversos espetáculos, integrando programações de festivais e eventos como a Virada Cultural Paulista, Festival Internacional de Foz do Iguaçu – entre outros. É também integrante da Cia. Maizum de Artes Cênicas e Cia. Caipira de Dança Contemporânea.

 

Serviço:

“Teatro Corporal: expressividade, coreografia e imagens do corpo em cena”, com Carol Gierwiatowski

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (Av. Vicente Jerônimo Freire, n°12 – Vila Xavier)

 

Datas e horários:

– 14/08 (sexta-feira): das 19 às 22h

– 15/08 (sábado): das 10 às 18h

– 16/08 (domingo): das 10 às 18h

 

Inscrições: formulário online

https://docs.google.com/forms/d/1mlYPzSV3_TZs7WW93arLn1IGG4u3UWE9t0LKImoah5k/viewform

 

Grátis

 

 

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas