InícioNotíciasGeralPalmeiras pega São Bernardo por vaga na semifinal do Paulistão

Palmeiras pega São Bernardo por vaga na semifinal do Paulistão

Com a queda na Libertadores, usar o Estadual como prêmio de consolação foi a forma encontrada pela comissão técnica

Depois da eliminação precoce na 1ª fase da Libertadores, o Palmeiras concentra todas suas forças para ‘salvar o semestre’ e buscar o título do Paulistão, que não conquista desde 2008. De cabeça erguida, como frisou o elenco, o Verdão encara o São Bernardo nesta segunda-feira – o jogo foi marcado para esta data em decorrência das manifestações contra e pró-governo que acontecem neste domingo), às 21 horas, em sua arena, pelas quartas de final da competição.

Apesar de cair cedo na Libertadores, o Alviverde atravessa bom momento. Depois de três derrotas seguidas a partir da estreia do técnico Cuca, o Verdão engatou uma sequência de quatro vitórias seguidas – três no estadual e a última diante do River Plate-URU, pela Libertadores – e quer manter a boa sequência positiva para avançar às semifinais.

Os bons resultados recentes foram fundamentais para que o time do técnico Cuca se classificasse em primeiro de seu grupo, com 24 pontos, um a mais que o adversário do ABC Paulista. Antes, depois da goleada sobre o Água Santa, o Verdão correu até mesmo risco de rebaixamento, mas se recuperou, especialmente quando venceu o clássico com o Corinthians, e chega com moral para a fase final.

Novidades

Desfalques na goleada sobre o River Plate pela Libertadores, o zagueiro Edu Dracena e o meio-campista Zé Roberto voltaram aos treinos no Palmeiras neste sábado e devem ser relacionados para a partida contra o São Bernardo, segunda-feira, às 21h, pelas quartas de final do Campeonato Paulista.

Além deles, o técnico Cuca pôde contar com o meio-campista Fellype Gabriel. O jogador está recuperado de uma artroscopia no joelho, mas não estava inscrito nem na Libertadores, nem no Estadual. Em compensação, Vitor Hugo, Thiago Martins, Mateus Sales, Gabriel, Allione e Jean fizeram apenas trabalhos na academia.

Em campo, Cuca realizou um trabalho técnico, em campo reduzido, de ataque contra defesa. Os defensores tinham o objetivo de passar do meio de campo pelos lados, nunca pela região central, enquanto quem atacava buscava o gol.

O Palmeiras faz mais um treino na tarde deste domingo que será fechado para a imprensa. Após o trabalho, será divulgada a lista dos relacionados. A principal novidade deve ser o retorno de Gabriel Jesus, que estava suspenso das duas últimas partidas da equipe.

Sem nada a temer

Sem medo e nada a temer, o São Bernardo promete encarar o Palmeiras de igual para igual no Allianz Parque para escrever história, já que uma vitória contra o Palmeiras nesta segunda-feira pode colocá-lo na Série D do Brasileiro já neste ano.

“Eu digo sempre aos atletas que devemos não só passar por um clube, mas marcar o nome na história. Já fizemos uma parte e queremos mais. Esse é o sentimento que temos de ter, de querer algo mais. O que fizemos até agora já está marcado, ninguém apaga, então vamos buscar mais e continuar escrevendo uma história positiva”, disse o técnico Sérgio Soares, grande responsável pela classificação inédita do Tigre e que já está de contrato assinado com o Ceará e se apresenta ao clube nordestino na próxima terça-feira, após o jogo, independente do resultado no Paulistão.

Muito desse discurso de otimismo advém dos boas partidas contra os grandes do estado – venceu o São Paulo, empatou com o Santos e perdeu do Corinthians jogando bem. “O primeiro tempo contra o Corinthians é um jogo que podemos usar como exemplo. Não podemos nos omitir. Importante que a gente jogue. Temos que incomodar e ter a característica, manter o nosso padrão. Estamos com uma vontade enorme de passar à semifinal”, avaliou o treinador.

Para enfrentar o time de Cuca, o Tigre tem uma dúvida: o substituto do meia Jean Carlos, suspenso. A ideia inicial do treinador é manter o estilo de jogo ofensivo e Fellipe Mateus aparece com mais chance de ganhar a vaga.