Mais uma vez o Brasil teve bom aproveitamento durante o dia nos jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Nesta terça-feira, os brasileiros garantiram seis ouros, com o judô (Luciano Correa e David do Carmo), natação (Leonardo de Deus e revezamento 4×100 livre), ginástica artística (Arthur Zanetti) e canoagem (Isaquias Queiroz). Além das douradas, uma prata e sete bronzes foram conquistadas nesta terça-feira, contabilizando 14 no total. Confira os destaques do dia abaixo:
Ginástica artística masculina
O ginasta Arthur Zanetti confirmou o favoritismo e foi ouro nas argolas. Com apresentação segura, repleta de ótimos movimentos, que garantiu a nota 15.725, o brasileiro superou o americano Donnell Whittenburg, que marcou 15.525 , e o cubano Manrique Larduet, com 15.450. Apesar de ser o atual campeão olímpico na modalidade, a medalha dourada no jogo Pan-Americano de Toronto, no Canadá, foi a primeira dele na competição continental.
Na disputa individual por aparelhos, o Brasil não conseguiu subir ao pódio. No masculino, Francisco Junior e Lucas Bitencourt terminaram em 6ª e 8ª, respectivamente, no cavalo com alças. No solo, Arthur Mariano terminou em 5ª. No feminino, Daniele Hypolito deixou escapar o bronze e terminou na 4ª colocação no salto.
Natação
A natação também trouxe medalha para o Brasil neste quarto dia de competição. No revezamento 4×100 livre masculino, oBrasil conquistou o lugar mais alto do pódio, e foi com recorde. O tempo de 3m13s66 superou o do Pan de Guadalajara, no México, que também pertencia aos brasileiros.
Nos 200m borboleta, Leonardo de Deus também conquistou a medalha dourada, com tempo de 1m55s01. Ele bateu o recorde pan-americano que antes pertencia ao compatriota Kaio de Almeida. Peru e Canadá completaram o pódio. Enquanto isso, no 100m livre, Marcelo Chierighini chegou em terceiro lugar, e ficou com o bronze.
No revezamento 4×100 livre feminino, o Brasil conquistou o terceiro lugar. As canadenses chegaram na primeira colocação, seguidas das americas. Joana Maranhão, nos 200m borboleta, provou o mesmo gosto das meninas brasileiras e ficou com obronze, atrás de Canadá e Estados Unidos.
Judô
A Seleção Brasileira de judô manteve o ótimo desempenho e conquistou mais duas medalhas de ouro, nesta terça-feira, nos jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN). Em luta relâmpago, David Moura não deu chances para o equatoriano Freddy Figueroa e venceu com ippon o rival. Luciano Correa também foi ouro, batendo Marc Deschenes (CAN).
No feminino, Mayra Aguiar foi derrotada pela americana Kayla Harrison, atual campeã olímpica, e ficou com a prata. Já Maria Suelen Altheman ficou com o bronze ao vencer a Leidi German (DOM).
Canoagem masculina
Isaquias Queiroz conquistou mais um ouro nos jogos Pan-Americanos de Toronto. Na canoagem, após conquistar um ouro e uma prata, o brasileiro garantiu mais uma dourada para o Brasil. Na classe C1 200m, o atleta remou mais rápido que o canadense Jason McCoombs, prata, e o cubano Arnold Rodriguez, bronze, para acabar na primeira posição, completando a prova em 39.991s.
Badminton
As duplas do badminton brasileiro estão representando bem no Pan de Toronto. Nesta terça-feira, dois conjuntos avançaram à final: nas duplas masculina e feminina. Daniel Paiola e Hugo Arthuso derrotaram os dominicanos William Cabrera e Nelson Javier por 2 a 0 (21-13 e 23-21). Já Lohaynny e Luana Vicente bateram as donas da casa Alex Bruce e Phyllis Chan por 2 a 0 (22-20 e 21-14).
O país também disputou a semi nas duplas mistas, com Alex Tjong e Lohaynny, mas o conjunto perdeu para Toby Ng e Alex Bruce, do Canadá, por 2 a 0. Como não há decisão de terceiro lugar, os brasileiros ficaram com o bronze. As finais acontecem nesta quarta-feira.
Polo aquático
Após serem derrotadas para os Estados Unidos no último domingo, por 16 a 3, as brasileiras do polo aquático confirmaram a superioridade contra Cuba e garantiram a medalha de bronze . A Seleção feminina venceu as cubanas por 9 a 6 e ficou com o terceiro lugar da modalidade.
Já no masculino, o Brasil ainda sonha com o ouro. Os brasileiros elimiram os argentinos por 15 a 9 e agora fazem a grande decisão com os Estados Unidos, nesta quarta-feira, às 21h.
Levantamento de peso
Depois de Bruna Piloto ter quebrado o jejum de medalhas do levantamento de peso feminino brasileiro na última segunda, o país conseguiu mais uma conquista nesta terça nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Jaqueline Ferreira levantou 230 kg no total da competição e acabou na terceira colocação da categoria até 75 kg.