Desde janeiro até a primeira quinzena de maio, a Prefeitura de Araraquara emitiu mais de mil autuações contra proprietários de terrenos abandonados no município. O valor mínimo de cada multa é de R$ 440,10, o que corresponde a uma arrecadação de cerca de R$ 500 mil.
Segundo a Prefeitura, quando o proprietário é autuado, ele recebe um prazo para quitar o valor. Caso não seja efetuado o pagamento dos valores, a autuação vai para a dívida ativa do município.
Apesar do número de autuações, moradores de vários bairros da cidade reclamam das condições de terrenos. Em alguns locais, o mato alto invade calçadas e tornam as vias intransitáveis. Passageiros do transporte coletivo também reclamam das condições de terrenos próximos aos pontos de ônibus, o que aumenta a insegurança.
Defesa Civil prepara ação contra queimadas
Nos primeiros meses do ano, as chuvas agravam a situação, pois favorecem o crescimento dos matos nos terrenos abandonados. No período do inverno, com estiagem prolongada, os terrenos passam a oferecer um novo transtorno à população: as queimadas urbanas.
Na semana passada, a Defesa Civil de Araraquara realizou a Semana Municipal de Conscientização, Informação e Prevenção à Prática de Queimadas Urbanas. Na ocasião, representantes de 24 municípios participaram de uma oficina regional preparatória para a Operação Estiagem. O objetivo do encontro foi municiar os órgãos competentes com informações para tentar conter a prática das queimadas e reduzir o número de registros.
Nas próximas semanas, os municípios deverão receber kits destinados às brigadas de incêndios. O material inclui abafadores para incêndio, bombas costais flexíveis, luvas de raspa, enxadões, facões com bainha, óculos, lanternas e cantis.