O secretário de Serviços Públicos, Valter Rozatto, solicita a colaboração da população para denunciar atos de vandalismo no cemitério São Bento, na região central de Araraquara. Segundo a prefeitura de Araraquara, a grande área do cemitério dificulta a vigilância da Guarda Civil Municipal que faz rondas freqüentes no local.
“Nós temos uma equipe zelando pela limpeza do cemitério e efetuando os sepultamentos todos dos dias do ano e, constantemente, realizamos melhorias como a pintura de guias, recuperação da capela, ampliação das salas do velório, transferência do Cruzeiro para atrás da capela”, disse Valter, que lamentou a ação de vândalos registrada no cemitério na semana passada.
A depredação nos túmulos no lado oeste do cemitério atingiu túmulos, floreiras, vasos, imagens santas e até o encanamento da rede de água, o que já foi reparado pelo Departamento de Água e Esgotos (Daae).
A gerente de cemitérios, Sandra Regina Mendonça, solicitou a elaboração de boletim de ocorrências à Guarda Civil Municipal do ocorrido e apela à colaboração dos vizinhos do cemitério para que denunciem os atos de vandalismos pelos telefones 153 e 0800 7700 155.
De acordo com o coordenador da GCM, Marcos Roberto da Silva, a ronda ostensiva será intensificada no cemitério São Bento e um cartão com os telefones da GCM será distribuído de porta em porta aos moradores mais próximos do campo santo. “Reforçamos o apelo para que a população nos ajude a combater o vandalismo. A denúncia pelo telefone é sigilosa, não compromete o denunciante de forma alguma”.