Sucesso de público e de crítica, desde 2012 a montagem vem lotando as sessões por onde passa e é vencedora de quatro importantes prêmios. O dramaturgo, diretor e ator Kiko Marques conquistou os prêmios Shell, APCA e Aplauso Brasil como melhor autor e o prêmio Qualidade Brasil como melhor diretor com a montagem. Ao todo a obra já recebeu 19 indicações a prêmios.
O público de Araraquara poderá conferir gratuitamente a narrativa de três gerações de uma mesma família, durante o período de 1930 aos tempos atuais. A ação se desenrola num cais de Ilha Grande (RJ), em plena virada de ano.
“A história de CAIS, que é inspirada em fatos reais, cativa tanto a plateia que os seus 180 min. passam despercebidos. Os dois atos conduzem o público a uma viagem incrível, narrada sob o ponto de vista de um velho barco, tendo ainda, no papel principal, o grande ator Walter Portella”, conta Maristela Teodoro de Sa, analista de Projetos Culturais do SESI-SP.
A junção da representatividade do cais, como lugar de intersecção entre chegada e partida, e da reflexiva virada de ano, levou o autor a situar a peça nesse ambiente mítico, num projeto que incluiu pesquisa histórica (memória privada e pública) da região.
“O cais é um lugar de interseção entre o que é terrestre e o que é marítimo. De lá, se parte para uma vida melhor, para escapar de uma realidade opressora. Por lá, se chega para conquistar algo novo, para uma vida nova, boa ou má. Um lugar de passagem”, explica Kiko Marques.
Encenada por dois músicos e 12 atores, entre eles Alejandra Sampaio, Marcelo Diaz, Marcelo Laham, Maurício de Barros, Patrícia Gordo e o próprio Kiko Marques, o espetáculo foi criado e produzido pela Velha Companhia. Com o objetivo de difundir a dramaturgia nacional, por meio da pesquisa de linguagem cênica e sobre a plateia, a companhia reuniu cerca de 25 artistas, entre eles, a Companhia Sobrevento e o ator Walter Portela, para a realização do processo criativo iniciado em 2006.
SERVIÇO:
Dias 9 e 10 de maio (sábado e domingo), às 18h
Cais ou Da Indiferença das Embarcações, autoria e direção Kiko Marques
Com a Velha Companhia
Duração: 180 min com intervalo de 15 min
Gênero: drama épico, adulto
Tema: dramaturgia nacional contemporânea baseada em fatos reais
Não recomendado para menores de 14 anos
Conteúdo: Cenas leves de violência
Local: SESI Araraquara (Av. Octaviano de Arruda Campos, 686. Jardim Floridiana. Araraquara – SP)
Capacidade: 140 lugares e 4 cadeirantes
Mais informações: (16) 3305-2500 | [email protected]
Entrada gratuita – os ingressos remanescentes serão distribuídos 30 minutos antes do início do espetáculo.
Reservas – as reservas estão disponíveis pelo sistema MEU-SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi), garante seu ingresso antecipado, acesse e confira maiores informações.