InícioNotíciasGeralProcon fiscaliza agências bancárias em Araraquara

Procon fiscaliza agências bancárias em Araraquara

Segundo órgão de defesa do consumidor de Araraquara, clientes reclamam da demora no atendimento, entre outros problemas

 

Por conta de uma série de reclamações de consumidores, a partir desta terça-feira (17), o Procon Araraquara intensifica a série de ações de fiscalização nas agências bancárias da cidade.

A fiscalização se dará sobre vários quesitos reclamados por clientes, como a demora no atendimento, número insuficiente de guarda-volumes, proibição de venda casada de serviços e instalação de painéis e portas de segurança nas agências.

Segundo o coordenador local do Procon, Rodrigo Martins, num primeiro momento as ações visarão apenas orientar os gerentes dos bancos para melhorar o atendimento ao público.

“Após o fim da greve dos bancários, há cerca de três semanas, tem aumentado o número de consumidores que procuram pelo Procon (no andar térreo do Paço Municipal), para reclamar dos problemas enfrentados nos bancos”, afirma Rodrigo.

Vale destacar que uma lei municipal em vigor desde 2004 estabelece o tempo de espera de atendimento num caixa bancário da cidade. É de, no máximo, 30 minutos entre os dias 1º e 10 de cada mês, além dos dias 15, 20 e 25 e do último dia do mês, além da véspera e do dia seguinte aos feriados.

No caso do último dia do mês, este pode ser prorrogado para o próximo dia útil caso coincida com um feriado ou final de semana.

 

Outras normas

O Procon também irá verificar se o número de guarda-volumes nas agências está de acordo com o que determina a legislação, vigente desde 2005 em Araraquara.

Os gerentes da rede bancária ainda serão questionados, conforme lei aprovada em 2010, se os bancos estão divulgando em locais visíveis aos consumidores a proibição da venda casada de produtos e serviços.

Outras normas que serão fiscalizadas dizem respeito à obrigatoriedade, também desde 2010, da instalação de painéis opacos diante dos guichês das caixas das agências, e da instalação de portas de segurança a partir de 2012.

Ainda segundo Rodrigo Martins, a equipe do Procon irá percorrer todas as agências de Araraquara, com exceção dos postos bancários. 

 

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas