A “Caminhada pela Igualdade”, umas das principais atividades realizadas na programação em homenagem às mulheres, será realizada neste sábado (19), das 9 às 11 horas, numa realização da Prefeitura de Araraquara (Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular e do Centro de Referência da Mulher, com apoio do Fundo Social de Solidariedade e Conselho Municipal de Direitos das Mulheres).
Com o tema “Forte por Consciência e linda por natureza”, a programação realiza uma série de atividades durante todo o mês de março e pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura. Toda a programação é gratuita.
A “Caminhada pela Igualdade” já é tradicional no mês de março e deve atrair um bom público para a região central da cidade. A concentração e a saída serão realizadas na Praça Santa Cruz, com destino à Esplanada das Rosas, em frente à Prefeitura. Alongamento e aula de zumba, com a instrutora Patrícia Martins, estão no programa e prometem muita animação para todos os participantes. A igualdade feminina e o combate à violência são os motes do evento e é solicitado que os participantes usem blusas brancas ou rosa.
Outras atividades
Diversas outras atividades ainda estão na programação, como o Prêmio Heleieth Saffioti, que acontece nesta sexta (18), às 19h30, na Câmara Municipal.
Já no dia 21, o tema “Negritude: percursos e desafios” será discutido no Centro de Referência Afro, a partir das 19 horas. A temática a ser abordada é o preconceito e racismo e os desafios que esta população encontra para ocupar seus espaços, bem como abordagens sobre superação. O debate será conduzido por Stephanie Ribeiro, que é estudante de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas e blogueira das Mídias Negras. Stephanie é uma das militantes mais ativas do feminismo negro e na luta antirracista. O cantor araraquarense Liniker também é aguardado para o bate-papo.
Para fechar a “Roda de Conversa”, no dia 30, a pauta será “Mulheres superando barreiras”, às 19 horas, no Centro Afro, com organização da Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e participação de Élide Maria Alvez, Queli Karina Borges e Márcia Ferreira Lucas.
Vale lembrar que toda a programação é gratuita.
A programação chega ao fim no dia 31 com a “Noite das Divas”, realizada a partir das 18h30, no Centro Afro, com a organização da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular. O evento prevê diversas oficinas para mulheres, como: limpeza de pele para maquiagem, maquiagem para festa e para drag, unhas artísticas, dança do ventre, turbante, grupo chá de lenços, além do registro fotográfico das participantes. Vale destacar que o evento irá contar com uma oficina de Maquiagem Casual com o blogueiro Brunno Stahlhaver.
Toda a programação é gratuita.
Programação:
– 18/03: Prêmio Heleieth Saffioti
Horário: 19h30
Local: Câmara Municipal (Rua São Bento, nº 887 – Centro)
-18/03: Roda de Conversa – “Papo cabeça entre garotas”
Horário: 14 horas
Local: Centro de Juventude (Av. Domingos Francisco de Paula, nº 395 – Jardim Pinheiros)
– 19/03: Caminhada pela Igualdade
Horário: 9h às 11 horas
Local: Praça Santa Cruz ao Paço Municipal
– 21/03: Roda de Conversa – “Negritude: percursos e desafios”
Horário: 19 horas
Local: Centro de Referência Afro Mestre Jorge (Avenida Feijó, nº 223 – Centro)
– 30/03: Roda de Conversa –”Mulheres superando as barreiras”
Horário: 19 horas
Local: Centro de Referência Afro Mestre Jorge (Avenida Feijó, nº 223 – Centro)
– 31/03: Noite das Divas
Horário: 18h30
Local: Centro de Referência Afro Mestre Jorge (Avenida Feijó, nº 223 – Centro)
* Programação gratuita