InícioNotíciasGeralSão Paulo Futebol Clube comemora 86 anos de história gloriosa

São Paulo Futebol Clube comemora 86 anos de história gloriosa

Data de fundação do clube coincide com o aniversário da cidade de São Paulo - uma homenagem aos paulistanos

Há 86 anos, no dia 25 de janeiro de 1930, da união dos ex-dirigentes e jogadores da Associação Athlética Palmeiras e Club Athlético Paulistano nascia o grandioso e bem sucedido São Paulo Futebol Clube. A data de fundação do clube coincide com o aniversário da cidade de São Paulo – uma homenagem aos paulistanos.

Herdando as tradições dos dois times de fundação, o Tricolor Paulista, como é conhecido, é representado pelas cores vermelho, branco e preto. As cores também são as mesmas apresentadas na bandeira do Estado de São Paulo. O mascote do clube é simbolizado pelo Santo Paulo, um senhor de barba branca que representa a figura de Paulo, considerado o pai do cristianismo, príncipe dos apóstolos e responsável pela expansão das palavras de Jesus ao mundo. Ao longo de sua história, o São Paulo manteve o mesmo nome, as mesmas cores, o mesmo escudo, o mesmo uniforme e a mesma bandeira.

O Tricolor Paulista manda os jogos no Estádio do Morumbi, que tem capacidade de abrigar mais de 67 mil torcedores. Em quase nove décadas de história, o Tricolor do Morumbi já conquistou inúmeras vitórias e títulos memoráveis orgulhando a sua apaixonada e imensa torcida. Dentre os principais estão os seis Campeonatos Brasileiros, as três Copas Libertadores, duas Copas Intercontinentais, uma Copa do Mundo de Clubes da FIFA e os vinte e um Campeonatos Paulistas.

Alguns grandes nomes do futebol nacional e internacional já vestiram a camisa tricolor e fizeram parte da história do clube: o coordenador geral de Seleções da CBF Gilmar Rinaldi, Rogério Ceni, o argentino Poy, Cafu, o uruguaio Pablo Forlán, Leonardo, Marinho Chagas, Serginho, Bellini, Miranda, o uruguaio Diego Lugano, Rui, Belleti, Josué, Pé de Valsa, os argentinos Albella e Sastre, Gérson, Kaká, Lucas Moura, Muricy Ramalho, Zizinho, Leônidas da Silva, Mário Tilico, Waldir Peres, De Sordi, Roberto Dias, Teixeirinha, Nelsinho, Terto, Mauro Ramos, Riberto, entre muitos outros.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas