Pela primeira vez, o SESI-SP exibe uma mostra dedicada exclusivamente à cinematografia holandesa. O Cine SESI-SP no Mundo: Olhar Holandês acontece de 18 de agosto a 8 de outubro, no SESI Araraquara. A entrada é gratuita.
Como parte da programação, a mostra apresenta quatro filmes inéditos no Brasil. Um deles é Kauwboy, um filme livre para todos os públicos, que utiliza diferentes técnicas visuais e belas imagens da Holanda para contar a história de um menino de 10 anos que vive uma relação familiar complicada e tem um pássaro como amigo confidente. Já Shouf Shouf Habibi! é uma comédia que tem como tema as diferenças culturais, representadas pelo jovem holandês, de família marroquina, que quer ser estrela de Hollywood.
Outro destaque da mostra é o filme Irmãs Gêmeas (De Tweeling), indicado ao Oscar 2004, como melhor estrangeiro. Baseado no bestseller homônimo da holandesa Tessa de Loo, lido por mais de 4 milhões de pessoas na Holanda e na Alemanha, trata do holocausto de maneira sensível, na trama de duas irmãs separadas à força ainda pequenas.
Na semana que antecede o Dia das Crianças, no dia 8 de outubro, será exibida uma seleção de oito curtas infantojuvenis que, com cerca de 1h30 de duração, encantam pelas técnicas alternativas de animação utilizadas. Um deles é Blik, que trata do primeiro amor de um garoto. Produzido pela Escola de Artes de Utrecht, o filme não mostra os rostos, mas utiliza estilos de sombreamento e animação para expressar as emoções dos personagens.
A seleção de dez curtas adultos também irá compor a programação e será apresentada em uma sessão de 1h42. Entre eles, o filme Variety é uma animação que, com humor, trata da entrada na vida adulta e seus conflitos. Já a comédia A Curious Conjunction of Coincidences traz referências da história da Holanda.
Toda programação da mostra é fruto da parceria entre o SESI-SP e o Eye Film Institute Netherlands – o museu de cinema na Holanda –, o qual se dedica à preservação e difusão internacional do cinema neerlandês, e também conta com o apoio do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos e da Dutch Culture.
Em Araraquara, o projeto começa nesta terça-feira (18), as 10 horas, com a exibição de uma seleção de curtas. Confira:
SELEÇÃO DE CURTAS ADULTOS
18/08/2015, às 10 horas, no SESI Araraquara
Diversos diretores
2009-2012, 79 min, exibição digital, legendados em português
12 – Não recomendado para menores de 12 anos
Com humor negro, dez curtas-metragens satirizam as relações de casais, o estresse do dia a dia e os desafios da vida adulta. Esses cineastas holandeses não poupam ninguém de seu olhar crítico: de um gafanhoto de brejo ao audioguia de um famoso museu, todos podem ser personagem dessas pequenas tragicomédias.