InícioCulturaTeatrada apresenta Histórias de Lenços e Ventos

Teatrada apresenta Histórias de Lenços e Ventos

Cia Vento Forte narra fábula por meio de bonecos, lenços, latas e instrumentos musicais

O Sesc Araraquara apresenta neste domingo (23), às 11h30, compondo a programação do Projeto Teatrada, um espetáculo da Cia. Teatro Vento forte considerado um divisor de águas no teatro infanto-juvenil brasileiro. Para assistir a peça “História de Lenços e Ventos”, é só chegar – a apresentação será gratuita para todos.

Com uma estética inovadora, o espetáculo dialoga com a criatividade, utilizando de forma inusitada bonecos, lenços, latas, instrumentos musicais e objetos inesperados. Os atores dão vida a personagens para contar e cantar, de forma poética, a história do lenço Azulzinha e um pedaço de jornal chamado Papel.

Em “História de Lenços e Ventos” uma boca e olhos estão desenhados em uma página de jornal- o Papel – um dos protagonistas, que narra uma lição de solidariedade; ele, uma folha de jornal, e também um Dom Quixote moderno, com outros pedaços, retalhos ou metais dançam no vento dos quintais; e estão em busca de Azulzinha.Esta, não por acaso, decide voar de seu quintal, mas para buscar alguma liberdade não contada, misteriosa e simples.No espetáculo todos os lenços, de todos os quintais, são presos. E o Papel é queimado. Um soldado do Rei Metal Mal, incumbido de dar a ordem de prisão a tudo o que esvoaça nos quintais, não consegue proferir a ordem; e sai da peça. Mas pressionado volta, e dá a notícia chorando.

Depois que o papel é queimado, os atores decidem seguir a história, reconstruindo o pedaço de jornal. O Papel, em sua ingênua e corajosa intenção de mudar a história toda, depois de reconstruído – desta vez com braços e pernas, pois agora terá de lutar – cobre seu coração, até então de papel celofane transparente, com um coração de metal. O papel liberta Azulzinha, e todos os lenços de todas as cores.

É uma fábula sobre a liberdade de expressão, ambientada nos quintais mágicos da infância. A montagem fala da vontade de voar e decrescer, de conhecer novos horizontes; e da força do afeto do personagem Papel, que ultrapassa grandes obstáculos para resgatar Azulzinha. A criatividade e a inteligência são forças tão poderosas quanto o vento. O espetáculo é repleto de personagens espirituosos,imaginários, que se movimentam em cenas surpreendentes e,muitas vezes, perigosas, como no caso da queima do papel.

Serviços
Espetáculo Histórias de Lenços e Ventos

Dia: 23/7, domingo
Horário: 11h30
Local: Convivência
Classificação:Livre
Grátis

 

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas