O 10º período* (que vai de 7/9 a 4/10/2015), do estudo realizado pela Nielsen Bookscan Brasil, apresentou estabilidade na variação das vendas em número de exemplares (0,7%) em relação ao mesmo período do ano anterior. Já o faturamento foi 3,9% maior, em função de um pequeno aumento do preço médio e a diminuição dos descontos cedidos pelos canais de vendas, que caiu de 23,95% em 2014 para 20,30% neste ano.
Com esses resultados, 2015 apresenta um crescimento acumulado de 5,4% em volume e 5,47% em faturamento, quando comparado ao mesmo período do ano passado – uma pequena queda em relação ao Painel anterior, não atendendo as expectativas do mercado.
Editoras
Na projeção das vendas das editoras, a variação de faturamento, na comparação anual, é de uma queda de 0,25%.
“Temos um grande desafio nos próximos três meses para reverter parte deste quadro, e esperamos que as vendas do Black Friday e do Natal possam contribuir para isto”, comenta o presidente do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), Marcos da Veiga Pereira.
Esses são alguns dos dados contidos no 8º Painel das Vendas de Livros do Brasil, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros e pela Nielsen. Os números têm como base o resultado de Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados. O *período aferido vai de 7 de setembro a 4 de outubro de 2015.