InícioNotíciasGeralHistória do café é destaque no Museu Voluntários da Pátria

História do café é destaque no Museu Voluntários da Pátria

Exposição "Raízes do Ouro Verde" mergulha na história desse produto desde as plantações até a xícara de café quentinha de todo dia

 

A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart realizam a exposição de fotografias “Raízes do Ouro Verde”, no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, até o dia 26 de setembro. A entrada é gratuita.

“Raízes do Ouro Verde” é um mergulho na história do café, desde as plantações em que os escravos negros foram obrigados a debruçar as suas vidas até a xícara de café quentinha de todo dia.

A exposição conta com sete quadros em branco e preto, com fotografias de Vilson Palaro Junior. Para o fotógrafo, “Raízes do Ouro Verde” ajuda a entender a história de um ciclo de trabalho e de riqueza, que ajudou a formar a história de um povo. “Acima da história do café, é a história de tudo que cerca esse universo, principalmente das pessoas, com suas mãos marcadas pelo trabalho e pelo tempo”.

Além das fotos, a exposição conta também com um vídeo e alguns objetos do museu relacionados ao café, como: torrador, peneira, chaleira, bule, café em grãos, café moído, moedor de café – entre outros. O vídeo de aproximadamente 15 minutos apresenta depoimentos sobre o café, abordando o trabalho escravo e o imigrante.

O horário para visitação é: às segundas-feiras, das 13 às 18 horas; de terça à sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas; e aos sábados, das 9 às 12 horas. Mais informações pelo fone 3322-4887. O Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria fica localizado na Praça Pedro de Toledo, no centro, sem número. Ao final da visita à exposição, todos podem degustar um cafezinho.

 

Serviço:

Exposição “Raízes do Ouro Verde”

Período: até 26 de setembro

Local: Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo, s/nº – Centro – fone: 3322-4887)

Horário de visitação: às segundas-feiras, das 13 às 18 horas; de terça à sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas; e aos sábados, das 9 às 12 horas.

 

Entrada franca

 

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas