Macunaiming Duo, com os músicos Andrés Castellani e Fábio Godoi, é a atração no Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina na próxima quarta-feira (26), dentro da programação de 198 anos de Araraquara. A atividade é uma proposta das Oficinas Culturais do Estado – Poiesis, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, e será realizada às 19 horas, com concerto e ateliê.
Andrés Castellani, saxofonista argentino, e Fábio Godoi, pianista brasileiro, se encontram no coração da Europa e formam o duo Macunaiming, no intuito de explorar as múltiplas conexões e contaminações culturais entre Europa e América Latina.
Inspirado por “Macunaíma”, romance central de Mário de Andrade sobre identidade e mestiçagem, o duo propõe uma convergência entre o velho e o novo continente privilegiando o pluriculturalismo.
Macunaiming aborda um repertório que inclui a música tradicional sulamericana bem como a música clássica e contemporânea para saxofone e piano. Coloca-se em diálogo compositores argentinos, brasileiros, alemães, suíços, franceses.
Formados respectivamente na Argentina e no Brasil, Andrés e Fábio se especializaram durante cinco anos na França, onde vivem atualmente. Ambos são titulares de um mestrado em performance naHaute École des Arts du Rhin/Académie Supérieure de Musique de Strasbourg e ensinam seus instrumentos na mesma cidade.
Vale destacar que os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no dia da apresentação, a partir das 13 horas, na bilheteria do teatro.
Ateliê
O duo Macunaiming propõe um ateliê combinado ao concerto, não obrigatoriamente para o mesmo público. Por meio de exemplos musicais executados ao vivo, Andrés Castellani e Fábio Godoi realizam um trabalho de sensibilização ao repertório contemporâneo e às diferentes possibilidades expressivas do saxofone e do piano voltado a um público não especialista.
De maneira lúdica, são apresentadas técnicas variadas em ambos os instrumentos (modos de ataque, exploração de ressonâncias, etc.) que permitem uma aproximação a esse universo musical.
Segundo a disponibilidade e o interesse, é possível evidentemente realizar apenas o concerto ou um concerto comentado. Neste último caso, o programa sugerido anteriormente seria reduzido.
Os músicos:
– Andrés Castellani (saxofone) – O saxofonista argentino Andrés Castellani inicia seus estudos musicais em Buenos Aires, onde obtém em 2010 o diploma de Bachelor of Arts em música e pedagogia na Universidad Nacional de Lanús. Em seguida, o músico se especializa em saxofone e música de câmara contemporânea durante dois anos no Conservatoire Régional de Bordeaux(França) com Marie-Bernadette Charrier e é aceito em 2012 no Mestrado em performance na Haute École des Arts du Rhin/Académie Supérieure de Musique de Strasbourg (França), sob a orientação de Philippe Geiss.
Atraído desde sempre pelo desenvolvimento da música contemporânea e pela experimentação, Andrés trabalha ao lado de diversos compositores na ampliação do repertório para saxofone: Jorge Sad, Santiago Diaz Fischer, Matias Giuliani, Martin Proscia, Roberto Azaretto, Javier Muñoz. Além disso, o músico promove frequentemente atividades pedagógicas em torno do instrumento, tendo oferecido masterclasses e ateliês na Argentina e na Europa.
www.duomiradascruzadas.com
– Fábio Godoi (piano) – Radicado na França desde 2009, Fábio Godoi tem se apresentado na Europa e no Brasil, tanto como solista quanto camerista. O músico concluiu recentemente o Mestrado em performance na Haute École des Arts du Rhin/Académie supérieure de musique de Strasbourg(França), na classe da pianista Amy Lin, com uma dissertação sobre o compositor Almeida Prado orientada por Pierre Michel.
No Brasil, Fábio formou-se sob a orientação de André Rangel (Instituto de Artes da Unesp) e Marisa Lacorte em São Paulo. Ao longo dos estudos, o pianista teve ainda o privilégio de realizarmasterclasses com artistas como Alícia de Larrocha e Leon Fleisher.
Paralelamente aos concertos, Fábio dedica-se ao ensino do piano. Atualmente é professor no Conservatório de Estrasburgo e na escola de música Pôle Sud, na mesma cidade. Em 2015 é professor convidado na Academia de verão Musicalta, também na França.
Programa:
Niebla y cemento (1993)/ Mário Herrerías
Sonate (1970)/ Edison Denisov
Sonate (1943)/ Fernande Decruck
3 Romances opus 94 (1849)/ Robert Schumann
Fantasia (1948)/ Heitor Villa-Lobos
Tonada y cueca (1966)/ Carlos Guastavino
Invierno Porteño (1970)/ Astor Piazzolla
* Duração aproximada 70 minutos
Serviço
Programação dos 198 anos de Araraquara apresenta:
Macunaiming Duo
Local: Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina (Av. Bento de Abreu, s/nº – Fonte Luminosa)
Data: quarta-feira (26 de agosto)
Horário: 19 horas
Grátis – retirada de ingressos no dia da apresentação, a partir das 13 horas, na bilheteria do teatro