InícioNotíciasGeralMuseu de Reminiscências Esportivas será inaugurado nesta terça-feira

Museu de Reminiscências Esportivas será inaugurado nesta terça-feira

Acervo do historiador e esportista Paschoal da Rocha estará disponível para visitação do público

Nesta terça-feira, às 9 horas, será inaugurado o Museu de Reminiscências Esportivas, nova sala que abriga o acervo do historiador Paschoal Gonçalves da Rocha, que faleceu no final do ano passado. O novo museu fica localizado no Complexo Aquático Governador Lucas Nogueira Garcez, na Fonte Luminosa.

Paschoal Gonçalves da Rocha nasceu em Araraquara no dia 27 de fevereiro de 1942. Antes de fazer carreira no Departamento de Estradas de Rodagens (DER), atuou na Companhia Troleibus Araraquara (CTA). Torcedor da Ferroviária, ele acompanhou o clube desde a fundação sempre colecionando fotografias.

Frequentava todos os clubes da cidade e publicava em jornal local os resultados dos campeonatos internos e da Liga Araraquarense de Futebol, do futebol de salão, do basquete e outras modalidades. Do casamento de Paschoal e Rosmari Ortega vieram os filhos Artur, Rogério, Valéria e César e as netas Júlia e Vivian. Ele faleceu em 20 de novembro de 2014, aos 72 anos.

O acervo

A Sala Reminiscências Esportivas foi inaugurada em 25 de maio de 1980 na Rua 13 de Maio, na Vila Xavier, fundos da residência do funcionário público do DER Paschoal Gonçalves da Rocha.

Desde o começo, o saudoso comerciante Vicente Michetti e o jornalista Wilson Silveira Luiz apoiaram a iniciativa do Paschoal em colecionar fotos de eventos esportivos e sociais.

Ao longo dos anos, Paschoal teve o apoio incondicional dos fotógrafos da cidade, inclusive criou o duelo futebolístico entre padres e fotógrafos, que ocorre tradicionalmente em agosto.

A festa anual do acervo reunindo craques do passado e do presente da Associação Ferroviária de Esporte e atletas locais de todas as modalidades foi outra marca das realizações do Paschoal que não media esforços para promover a confraternização.

O legado conta com mais de 40 mil fotos, troféus, flâmulas, vídeos, livros, que estarão novamente à disposição do público.
 

 

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas