InícioEsporte+EsportesSemana do Xadrez traz grandes mestres à cidade

Semana do Xadrez traz grandes mestres à cidade

Com homenagem especial, Araraquara terá disputas em vários locais, entre os dias 10 e 17 de fevereiro

Com apoio da Prefeitura, Araraquara sedia, entre este sábado (10) e 17 de fevereiro, a 1ª Semana do Xadrez, com partidas em vários locais da cidade, envolvendo Mestres e jogadores do Brasil e de outros países.

Incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município, após ser criada pela Lei Municipal 10.933/2023, por iniciativa do vereador Alcindo Sabino, a Semana do Xadrez objetiva divulgar e incentivar a prática da modalidade para todas as faixas etárias.

Vale destacar que em sua 1ª edição, em que homenageia a enxadrista bicampeã, Taya Efremoff, o evento está com as vagas preenchidas em todos os pontos de disputas.

De acordo com o presidente do Clube do Xadrez de Araraquara, Rodrigo Galli, no Torneio do Sesc estarão presentes 350 pessoas; na Simultânea do GM Felipe El Debs, vinte pessoas; e no Torneio Internacional Araraquara Chess Open, 125.

“No Araraquara Ches Open teremos a presença de três Grandes Mestres Internacionais e de cinco Mestres Internacionais, além de vários Mestres Nacionais”, enfatiza Rodrigo.

Estão confirmadas também as participações de jogadores da Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia e Venezuela, e de vários estados brasileiros, como Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Sergipe, Tocantins, Pará, Distrito Federal, além de São Paulo.

Galli reitera que além de proporcionar diversão, “o jogo de xadrez é uma grande ferramenta de ensino, que estimula o raciocínio lógico, melhora a concentração e desenvolve a capacidade de se tomar decisões”.

Homenagem

Nascida na Carcóvia (Ucrânia), no dia 28 de dezembro de 1904, e falecida em Araraquara, em 22 de dezembro de 1991, a homenageada Taya Efremoff (ucraniana naturalizada brasileira) conquistou por duas vezes seguidas o Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez, em 1958 e 1959.

A enxadrista é considerada uma das pioneiras da modalidade no Brasil, sendo a primeira mulher a atingir a condição de Mestre Nacional e Postalista de primeira hora. Em 1967, Taya implementou em Araraquara o primeiro curso de xadrez escolar do País.

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em portalmorada.com.br

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas